Olhai Os Lírios Do Campo - Erico Verissimo


ISBN-13: 9788535906097
ISBN-10: 8535906096
Ano: 2005 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: 
Companhia das Letras
Sinopse:

Eugênio Fontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, "Olhai os Lírios do Campo" é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.

Resenha:
Eugênio é um menino pobre, que vive com a mãe, o irmão e o pai em Porto Alegre. O pai é um homem muito simples, que trabalha como alfaiate e faz questão de pagar uma boa escola para os filhos. 

Durante a vida escolar Eugênio é humilhado por sua pobreza, mas, ao contrário do irmão, não desiste dos estudos e forma-se em medicina. 

Sua relação com o pai não é íntima, e ele viverá o resto dos seus dias com remorso por ter tido tanta vergonha dele e não tê-lo amado como ele merecia. 

Porém, na sua ânsia de se livrar da pobreza, ele casa-se com Eunice, e torna-se um homem rico e infeliz. Ele na verdade sempre amou verdadeiramente Olívia, com que teve um romance antes de seu casamento. 

E quando Olívia reaparece em sua vida, três anos após de casar, ele descobre que eles têm uma linda filha, Ana Maria. 

Ele continua então casado, mas se encontra diariamente com Olívia e com a filha. Até que Olívia fica muito doente e vem a falecer. 

Ele então toma coragem e pede o divórcio. Vai viver somente com a sua filha, a quem ele ama muito, e viver uma vida simples e feliz como médico, atendendo as pessoas mais vulneráveis da sociedade. 

Esse novo estilo de vida abranda um pouco seu coração, como se ele pudesse assim, ajudando as pessoas mais humildes, se redimir dos erros do passado. 

E ele torna-se um novo homem, que vê nas pequenas coisas da vida, e nos simples gestos da filha a verdadeira felicidade.


Sobre o autor: Érico Veríssimo (1905-1975)
Foi um escritor brasileiro da segunda fase modernista, chamada de fase de consolidação.
Considerado um dos mais importantes escritores do século XX, recebeu diversos prêmios dos quais se destacam:
  • "Prêmio Machado de Assis" (1954), concedido pela Academia Brasileira de Letras;
  • "Prêmio Jabuti" (mais importante prêmio literário do Brasil), recebido em 1965, pelo romance “O senhor embaixador”.
BY: Cristina Daitx



Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo