CAIXA DE PÁSSAROS (BIRD BOX) - Josh Malerman


ISBN: 9788580576528
Editora: Intrínseca
Edição: 1ª 
Páginas: 272, 
Ano da Edição: 2015
SINOPSE:

Romance de estreia de Josh Malerman, “Caixa de Pássaros” é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
RESENHA
Meus leitores amados, hoje venho comentar com vocês a respeito da obra “Caixa de Pássaros”, do autor Josh Malerman. Adoro thrillers mas confesso que a vontade de ler o livro despertou quando surgiu a notícia de que a Netflix lançaria o filme homônimo baseado nesta obra e a protagonista seria ninguém menos que a diva Sandra Bullock. Ainda assim iniciei a leitura sem grandes expectativas e sem esperar qualquer profundidade na narrativa, acontece que para minha grata surpresa, fui imediatamente fisgada pelo enredo intenso, assustador, apocalíptico e muito bem escrito, não conseguia largar o livro.

Em meio a um verdadeiro apocalipse desesperador, pessoas misteriosamente assassinam outras brutalmente e depois cometem suicídio, aparentemente a loucura é desencadeada por algo, alguma “criatura” que as pessoas vêem. 

Malorie, nossa protagonista, em meio a todo esse terror, descobre que está grávida, assumiria a responsabilidade de mãe solteira. O caos, entretanto, se aproxima rapidamente, Shannon, irmã de Malorie se suicida. Fragilizada pelo inicio da gravidez, ela sabe que precisa de ajuda e que não será capaz de sobreviver sozinha, assim, Malorie vai até uma casa próxima onde algumas poucas pessoas (Tom, Don, Felix, Jules e Cheryl) estão reunidas tentando perseverar e manter a lucidez em meio à loucura, ao terror que tomou conta da cidade. 

Os olhos permanecem vendados, o que você não ver não pode te machucar. Eles formam uma pequena comunidade dentro daquela grande casa, surgem grandes conflitos, o tempo vai passando e Malorie se dá conta que em pouco tempo o bebê que carrega nascerá, será ela forte o suficiente para resistir? O bebê sobreviverá?

O livro segue intercalando as histórias trágicas do passado de Malorie, Tom, Don, Jules e Cheryl. Eles estão vivendo trancafiados dentro da residência, janelas trancadas cobertas com panos escuros e jornais, portas bloqueadas...o medo está instaurado e o leitor também fica apavorado e ansioso. O que seriam as “criaturas”? Elas assumiriam a forma do nosso pior medo? Seriam alienígenas? Como ela criaria um bebê? Existiriam outras pessoas procurando ajuda? Eles poderiam ajudar outras pessoas (se ainda houvesse alguém vivo) sem se expor? A humanidade estaria extinta? Enfim, são inúmeros os questionamentos e o autor soube conduzir a narrativa com maestria de forma a nos instigar sempre.

Nossa protagonista está determinada a lutar por sua vida e de seu bebê, e embarcamos com ela nessa tensão desde a primeira página. A história tem, sim, alguns furos, que particularmente só consegui perceber ao refletir após finalizar a leitura, no entanto nada que comprometa a obra, que é sensacional e definitivamente cumpre a intenção do autor de nos fazer querer devora-la em busca de respostas. E, sem spoiler, mas garanto que o final que o autor elaborou foi incrível.

Depois de ler o livro devo dizer que fiquei muito receosa para assistir o filme, pois o livro é realmente impactante, não esperava muito do adaptação (e para ajudar não sou muito fã de terror psicológico), contudo me surpreendeu, adianto que a NETFLIX caprichou, o carisma que na minha opinião faltou na protagonista da obra, sobrou no filme na personagem da Sandra Bullock. O filme, mesmo não sendo estritamente fiel à obra, tomou um rumo inteligente, explora a essência do medo, sem, no entanto, explicitar algumas passagens muito fortes do livro, o que pode ter decepcionado alguns leitores. 

Então meus caros, se estão afim de embarcar nesse mundo de escuridão e curtem um bom terror psicológico, não se arrependerão, é uma ótima escolha. Até breve! Beijos 

***
AUTOR:
Foto -Josh Malerman
Josh Malerman é cantor e compositor da banda de rock High Strung. Filho do meio, Malerman gosta de escrever ao som de trilhas sonoras de filmes de terror, como Grito de horror e Creepshow – Arrepio do medo. Ele mora em Ferndale, Michigan, com a noiva. Caixa de pássaros é o seu romance de estreia. Publicados pela Editora Intrínseca temos os títulos: O Piano Vermelho e Uma Casa no Fundo de um Lago.

***
Por: Thaísa Salvador
e-mail: thaisaelloa@gmail.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo