Uma Longa Jornada Para Casa - Saroo Brierley


Para saber quem somos, é preciso saber de onde viemos.
ISBN-13: 9788501108425
ISBN-10: 8501108421
Ano: 2017 / Páginas: 240
Idioma: português
Editora: Record

Sinopse:
A história que deu origem ao filme Lion: uma jornada para casa, com Dev Patel.
Aos 5 anos, Saroo pede ao irmão mais velho que o deixe acompanhá-lo à cidade onde ele passava os dias em busca de dinheiro e comida. Durante a viagem, o menino adormece. Ao despertar, confuso, se vê sozinho na estação de trem. Ele não sabe onde está o irmão, mas vê um trem parado. Imaginando que Guddu poderia estar lá dentro, Saroo embarca no vagão, e isso o faz atravessar a Índia. Sem saber ler nem escrever, e sem ideia do nome de sua cidade natal ou do próprio sobrenome, ele é obrigado a sobreviver sozinho nas ruas de Calcutá até ser levado para uma agência de adoção e ser escolhido por um casal australiano.

Os anos se passam e, ainda que se sinta extremamente agradecido pela nova oportunidade que os Brierleys lhe proporcionaram, Saroo não esquece suas origens. Até que, com o advento do Google Earth, ele tem a oportunidade de procurar pela agulha no palheiro que costumava chamar de casa, e investiga nas imagens de satélite os marcos que poderia reconhecer do pouco que se lembra de sua cidade. Um dia, depois de muito tempo de procura, Saroo encontra o que buscava, mas o que acreditava ser o fim da jornada é apenas um novo começo.


Resenha:
  O livro conta a história pessoal do próprio autor. Um relato pessoal e emocionante de sua trajetória desde o dia em que se perdeu de seu irmão, na Índia, e entrou em um trem para nunca mais voltar para casa. Com apenas cinco anos, Saroo viveu nas ruas por semanas, sentiu fome e frio, correu perigos inimagináveis, até que foi resgatado e encaminhado para um abrigo de menores em uma cidadezinha indiana. 

Apesar dos esforços para encontrar sua família, ele foi considerado um menor abandonado e entregue para a adoção a um casal australiano. Com essa família, ele encontrou o amor e uma estabilidade financeira que nunca sonhou encontrar. Porém, depois de adulto, mesmo com todo o carinho que o rodeava, ele começou a sentir falta de algo e resolveu começar uma busca por sua família indiana. 

Com o total apoio de seus pais adotivos, ele retorna a Índia e reencontra sua mãe e os irmãos que tanto amava. Finalmente ele encontra paz para retomar sua vida, sempre salientando que o amor que sente por sua família australiana é incontestável, mas que nunca mais quer perder o contato com sua família biológica. Ele os visita sempre que pode, e tem a oportunidade de reunir suas duas mães em um encontro emocionante.

No final, o autor compartilha com os leitores um mapa de todo o caminho que supostamente fez quando se perdeu, e ressalta a importância dos órgãos responsáveis por encaminhar milhares de crianças indianas a adoção. E como é necessário que se diminua a burocracia e que o processo seja simplificado, para que todas essas crianças não tenham que esperar tanto para serem encaminhadas a essas famílias dispostas a esse grande gesto de amor.



Sobre o autor:
  Saroo Brierley é um empresário australiano-indiano. Ele se perdeu de sua família quando criança, tendo sido levado a um orfanato, de onde foi adotado por um casal australiano. Após 25 anos, reencontrou sua mãe biológica na Índia. Escreveu suas memórias, que foi adaptado para o cinema com Dev Patel e Nicole Kidman (LION - Uma longa jornada para casa, nomeado a 6 Oscars em 2017).

***

                                                                               BY:
Saber Mais - Clique Aqui


2 comentários:

  1. Oi Cris, que história incrível. Antes eu tinha um certo preconceito com biografias, até o dia que precisei ler uma de parceria e me apaixonei, acho que a leitura fica ainda mais emocionante com a gente sabendo que realmente aconteceu. Tua resenha ficou ótima, fiquei com vontade de ler.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Sim Vivi, acho que fica mais emocionante, principalmente com uma história tão significativa. Esse livro mexeu muito comigo, até pelo fato de também ser mãe. Tenho certeza que você vai amar, pois sei que também é uma
    mãezona. Obrigada pelo apoio, sempre!! Beijos!!!

    ResponderExcluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo