ACADEMIA TEIXEIRENSE DE LETRAS – FABIANO NOVAIS

O romancista e cronista Fabiano Novais

Fabiano Novais ocupa a Cadeira 19 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), da qual é patrono o saudoso Genivaldo Bispo de Oliveira.

Natural de Teófilo Otoni/MG, ele é médico e escritor. Reside em Teixeira de Freitas com a família desde 2009.

O acadêmico é autor dos livros “De médico e louco” (crônicas) de 2002; “A arte que pulsa” (crônicas) de 2003; “Concreto Quase” (romance) de 2012; e “Papo de Esquina” (crônicas) de 2014. Ele ainda teve participação nas antologias “ATL em Verso e Prosa!” volumes 1 e 2 e “Hipérboles”, essa organizada pelo escritor mineiro Toni Gonçalves e publicada pela Editora Ramos.
O romance "Concreto Quase", de Fabiano Novais

Sobre o romance, o poeta e jornalista Almir Zarfeg escreveu: “’Concreto Quase’ é uma delícia de se ler, de se devorar e, claro, de se elogiar. Enfim, é literatura de gente grande e isso, convenhamos, não é pouca coisa. É muita coisa ou coisa muita, como diria Guimarães Rosa”.

O escritor e jornalista Athylla Borborema, por sua vez, pontuou: “A condição de Fabiano ser um médico militante ajudou a embelezar a trama deste romance e fantasiar os seus efeitos. Os delírios e os sonhos do engenheiro Antônio, a sua insônia maldita e a sua permanente agonia com o seu estado cagado e fedorento sobre fezes e mais fezes não lhe tiraram o poder da sensibilidade”.

Fabiano começou a escrever as primeiras crônicas durante o curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, publicadas especialmente no jornal Estado de Minas. Ele também editou o jornal literário Cartas de Pasárgada.
O acadêmico durante entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2018
O Prêmio Castro Alves de Literatura, realizado pela ATL, é uma sugestão dele, que sentia e ainda sente a falta de apoio e incentivo aos artistas da palavra em Teixeira de Freitas e demais cidades da região.

O certame literário, que já está na 2ª edição, é dirigido ao público do extremo sul da Bahia. Dividido em duas versões – interna e externa, categorias poema e crônica –, o prêmio oferece aos vencedores medalhas, certificados e uma quantia em dinheiro (para os primeiros colocados da versão externa).

“No final deste ano de 2018, teremos o prazer de anunciar a abertura das inscrições para o Prêmio Castro Alves de Literatura 2019. Portanto, confrades, confreiras e público em geral, fiquem atentos”, informou Fabiano Novais, que preside a Comissão Julgadora da versão externa do concurso literário em questão.

Entre alguns projetos literários, o confrade escreve o romance “Pássaros Suicidas” no momento.

***
SABER MAIS  
                                                Almir Zarfeg
Presidente da Academia Teixeirense de Letras.Clique Aqui

***

                                                                                   BY:
Site: Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo