ACADEMIA TEIXEIRENSE DE LETRAS – EDINAR CERQUEIRA

Recebendo o "Prêmio Castro Alves de Literatura 2018"
Edinar Cerqueira ocupa a Cadeira 18 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), da qual é patrono o saudoso Sebastião Pereira dos Santos.  

Ela é natural de Teixeira de Freitas/BA, onde, além de professora com formação nas áreas de pedagogia e sociologia, se destaca também como escritora.

A seguir, um pouco da trajetória educacional da ilustre confreira: em 1995 concluiu o curso de magistério e, em 2008, graduou-se em pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Em 2013, pós-graduou-se em gestão escolar pela Faculdade de Educação da Universidade Federação da Bahia (UFBA). Incansável, ainda se licenciaria em sociologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Edinar começou a lecionar, oficialmente, no município de Caravelas/BA, primeiro no distrito de Nova Tribuna e, depois, no distrito de Rancho Alegre. Isso antes dos anos 2000. Hoje, ela pertence aos quadros de professores das redes municipais de educação de Caravelas e Teixeira de Freitas.

Em 2016, pela Editora PerSe, a acadêmica publicou o livro “Condenada a ser livre – as condições prisionais da mulher em Teixeira, na Bahia e no Brasil”, em que propõe uma reflexão sobre a condição feminina dentro das cadeias e discute o sistema penitenciário e seus conflitos na sua origem em diversos fatores que perpassam a falta de socialização da sociedade e de ressocialização dos apenados.

“O pior aspecto do encarceramento é o abandono. Enquanto a mulher é educada para ser fiel ao homem, independentemente das adversidades, o homem não fica ao lado da mulher com problemas, de modo que os primeiros a abandonarem as presas são seus próprios parceiros”, pontua.

Ainda em 2016, teve o texto “O povo brasileiro adormeceu” incluído na antologia “ATL em Verso e Prosa!”, volume 01.
 Lançamento de "Condenada a ser livre"
Com “Naquela noite”, obteve a 2ª colocação no Prêmio Castro Alves de Literatura 2018, versão interna, categoria Poema.
***
SABER MAIS - Presidente da ATL:  Almir Zarfeg - Clique Aqui

***

                                                                                   BY:
Site - Clique Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo