ACADEMIA TEIXEIRENSE DE LETRAS – EDLA ALMEIDA

Edla recebe Comenda Benfeitor Cultural
Edla Almeida é titular da Cadeira 25 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), da qual é patronesse a saudosa Mônica Dallapicola.

Ela é graduada em Letras e pós-graduada em História da Cultura Afro-Brasileira com estudos realizados na África. É também leitora assídua do Arquivo Nacional da Torre do Tombo de Lisboa, em Portugal.
Edla realizando ação social na África
Edla atua como voluntária social em Moçambique, na África, onde presta seus serviços evangélicos e sociais como missionária.

Sobre a confreira o presidente da ATL, Almir Zarfeg, escreveu: “Trata-se de uma dessas pessoas que nasceram para servir. É solidária, amiga, companheira e, sobretudo, uma mulher de fé. Ela foi sempre apaixonada pelo continente africano. Costuma dizer que o Brasil, seu país amado, tem uma grande dívida com a África. Como brasileira, sente-se na obrigação de voluntária e carinhosamente servir aquela nação”.

Por isso mesmo, Edla resolveu organizar o livro “A mandioca e as delícias brasileiras”, com valiosas informações sobre a raiz que, se bem aproveitada, será de grande fonte de renda para os moçambicanos. Poemas de sua autoria foram publicados na antologia “ATL em Verso e Prosa!”, volumes 1 e 2.
Edla é autora de um livro sobre culinária
Como professora, ela deixou marcas indeléveis na educação do município de Prado/BA, especialmente no distrito de Guarani, onde lecionou por mais de 30 anos. Em retribuição, foi homenageada com a Escola Municipal Edla Almeida.

A confreira brilhou também na política na sua terra natal, destacando-se como a primeira mulher a presidir por dois mandatos o Legislativo pradense. Presidiu, inclusive, os trabalhos da Lei Orgânica do município, legislando com o povo e para o povo.

Ela se define como alguém a quem o tempo muito ensinou – ensinou a amar a vida e não desistir da luta.

Em 2017, durante evento solene da ATL, Edla recebeu a Comenda Benfeitor Cultural da Humanidade, concedida pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA).

No momento, a acadêmica reúne os poemas produzidos ao longo da vida num livro que será publicado em breve.

***
Saber mais:
Presidente da ATL - Almir Zarfeg - Clique Aqui

                                                                                 BY:
 Clique Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo