ACADEMIA TEIXEIRENSE DE LETRAS – ARMANDO AZEVEDO

Armando recebendo premiação das mãos de Carlos Yeshua
Armando Azevedo é poeta popular natural de Itamaraju/BA e titular da Cadeira 15 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), da qual é patrono o saudoso Almir Nobre de Almeida.

Sua ligação com a literatura de cordel remete às influências recebidas de sua mãe Dona Lezinha e, também, de grandes cantadores como Elomar, Xangai e Edgar Mão Branca. Na infância, Armando compôs os primeiros versos inspirados no dia a dia dos agricultores e na riqueza cultural dos tropeiros.

O gosto pelo cordel o levou ao GACBA, grupo de ação cultural baiano sediado na capital Salvador, em que conviveu com os poetas populares José Siquara, Bráulio de Abreu e tantos outros.

A dedicação à literatura de cordel levou Armando Azevedo, além da participação em recitais e eventos públicos, a publicar seus versos em antologias, como a “ATL em Verso e Prosa!”, e também o livro “Itamaraju e o Monte Pascoal”, de 2009, em que presta tributo à sua terra natal.
Armando homenageia Itamaraju, sua cidade natal, em cordel
Na ATL, ele representa os poetas populares de Itamaraju e da região, seja declamando seus versos ou participando dos certames literários promovidos pela instituição literocultural. Com o poema “Feira de Bom Jesus da Lapa”, por exemplo, ele ganhou o 1º lugar no Prêmio Castro Alves de Literatura 2018.

Mas Armando Azevedo consegue conciliar literatura e educação, destacando-se igualmente como educador, inclusive tendo fundado, juntamente com a professora Olga Sales, a Escola Fênix em Itamaraju.

Licenciado em Ciências Sociais e Matemática, com pós-graduação em Psicopedagogia, o confrade segue firme e forte fazendo diferença, como cidadão e artista, marcando posição antenado com os desafios do seu tempo.
O poeta popular e educador Armando Azevedo
Um doutorado honoris causa em literatura – concedido pelo Centro Samarthiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, do Rio de Janeiro, no início de 2018 – homenageou o artista e educador pelo que ele tem feito em prol dos itamarajuenses e baianos.

Essa foi também foi mais uma conquista em reconhecimento à obra literária. E é com muito orgulho que eu compartilho esse com o povo itamarajuense e da nossa Bahia”, comemorou o confrade Armando Azevedo.

Saber mais:
Presidente da ATL - Almir Zarfeg - Clique Aqui

***

                                                                                    By
Site: Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo