Academia Teixeirense de Letras - MARIA LEÔNCIO

Maria Leôncio homenageada pela Câmara Municipal
Maria Raimunda de Macedo Leôncio – ou simplesmente Maria Leôncio – é titular da
Cadeira 30 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), cujo patrono é o saudoso Edward
Leôncio.

Ela nasceu em Lençóis/BA, cidade localizada na Chapada Diamantina, em 31 de março de 1928 e se licenciou em História e Geografia pela Universidade Federal da Bahia no início dos anos 50 do século XX. Também se especializou em Orientação Educacional e Jornalismo pela mesma UFBA.

Casada com o jovem engenheiro Edward Leôncio em 1952, Maria Leôncio deu à luz seis filhos: Maria de Fátima Kaster, Maria da Graça Moreira, José Macedo Leôncio, Joana Leôncio Nunes, Silvana Maria Leôncio e Francisco Eduardo Leôncio, os quais se encontram espalhados pelo Brasil e exterior.
Celebração dos 90 anos de Maria Leôncio
Residindo em Teixeira de Freitas desde os anos 80 do século passado, Maria Leôncio é professora aposentada. Apesar dos seus 90 anos, recentemente celebrados, e dos problemas de saúde comuns à idade avançada, ela segue produzindo literatura.

“Aprendiz de alfaiate” – conto de sua autoria – obteve uma menção honrosa no Prêmio Castro Alves de Literatura 2018, versão interna, realizado pela ATL. A confreira também é autora dos livros “Garimpo de lembranças" e "Destino: Extremo Sul da Bahia". Textos seus estão publicados na antologia “ATL em Verso e Prosa!”, volumes I e II.

O presidente da ATL, Almir Zarfeg, e o diretor de Eventos, Carlos Mensitieri, prestigiaram a cerimônia de celebração dos 90 anos da matriarca e lhe desejaram vida longa e feliz.

***
                                                                                       BY


Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo