Academia Teixeirense de Letras - Elias Botelho

Elias Botelho (dir.) recebendo Prêmio Castro Alves de Literatura
Elias Botelho é natural de Itapebi/BA, mas vive em Itamaraju/BA há muitos anos. Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FACISA), é servidor público estadual (TCM/BA), escritor e acadêmico.

Ele ocupa a Cadeira 33 da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e é membro, também, da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT).

Em 2016, publicou o romance “Trilha Amarga” pela editora paulista PerSe, o que lhe valeu o Prêmio Nordeste de Literatura, concedido pela editora portuguesa Mágico de Oz. Em 2017, foi finalista no III Festival de Contos do Rio de Janeiro com o conto “Milagres acontecem”. Em 2018, ficou entre os ganhadores da 2ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura, versão interna, categoria Crônica.


Sobre “Trilha Amarga” Almir Zarfeg escreveu: “Fato é que, seja no sentido literal ou simbólico, percorrer a trilha se tornou uma experiência muito amarga para os personagens desta história muito bem arquitetada pelo autor”. Armando Azevedo, por sua vez, pontuou: “Temos aqui uma obra valorosa, sem dúvida alguma. Parece que a pós-modernidade propalada no Brasil serve apenas aos defensores do tal mundinho globalizado. Graças a Deus, temos mentes que retratam o real descompasso; a convivência de atraso e progresso, de miséria e tecnologia, presente, sobretudo, na questão agrária...”  

Elias Botelho possui o título de Barão pela Augustíssima Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, comandada pelo príncipe Dom Alexandre Carvalho e sediada no Rio de Janeiro.

Confraria: Elias Botelho, Almir Zarfeg e Carlos Mensitieri
Além de romancista, o confrade é também cronista, contista e ensaísta. Em 2017, participou da homenagem organizada pela Academia Carioca de Letras (ACL) ao saudoso escritor Lima Barreto com o ensaio literário “Uma breve apresentação da época, vida e obra do inigualável Lima Barreto”, que poderá ser lido na íntegra AQUI.

O artista avisa que, ainda em 2018, publicará obra inédita. Aguardem.

***
                                                                                       By:
Site - Clique Aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo