O Caminho de Casa - Yaa Gyasi


ISBN-13: 9788532530592
ISBN-10: 8532530591
Ano: 2017 / Páginas: 448
Idioma: português
Editora: Rocco
Sinopse:
Nascida em Gana e criada nos Estados Unidos, a jovem Yaa Gyasi tornou-se um dos nomes mais comentados na cena literária norte-americana em 2016. Seu romance de estreia, O caminho de casa, recebeu resenhas estreladas dos mais importantes jornais e revistas do país, alcançou a disputada lista dos mais vendidos do The New York Times, foi incluído na prestigiosa lista dos 100 livros notáveis do ano do mesmo jornal e arrebanhou o prêmio PEN/Hemingway de melhor romance de estreia. Com uma narrativa poderosa e envolvente que começa no século XVIII, numa tribo africana, e vai até os Estados Unidos dos dias de hoje, Yaa mostra as consequências do comércio de escravos dos dois lados do Atlântico ao acompanhar a trajetória de duas meias-irmãs desconhecidas uma da outra, e das gerações seguintes dessa linhagem separada pela escravidão.


Sobre a autora:
Nascida em Gana e filha de um professor e uma enfermeira, Yaa Gyasi é a nova sensação da literatura mundial. Com apenas 28 anos, a jovem, que vive nos Estados Unidos desde os 2, acaba de entrar para a cobiçada lista de melhores do ano do The New York Times com seu livro “O Caminho de Casa”. Seu livro foi considerado pela Time como um dos 10 melhores de 2016, e Yaa foi nomeada uma das 5 melhores escritoras abaixo dos 35 anos pela National Book Foundation, além de estar sendo comparada com escritores de renome, como a nigeriana Chimamanda Ngozie Adichie.


Resenha:

  O livro conta a história de Effi e Esi. Duas irmãs negras, africanas, que nunca se conheceram, sequer conviveram, mas tiveram suas vidas marcadas pelo tráfico dos escravos. 

A história relata como tudo começou, no século XVIII e nos mostra o que aconteceu com cada geração de descendentes dessas mulheres. Relata ainda, como o preconceito nunca abandonou sua raça, e ainda hoje está presente em nossa sociedade. Mostra também como cada um de seus descendentes lidou com esse preconceito, suas ações, positivas ou negativas, para lidar com o problema.

  Infelizmente, relata toda a crueldade de que o ser humano é capaz, e como, em diversas vezes, em nome de Deus e em busca do poder, cometeu as piores atrocidades.

   Um livro que choca, e que emociona. Que despe o leitor de toda hipocrisia, de toda a acomodação quando tratamos de preconceito, seja ele por qual for o motivo.

   Posso afirmar, de forma convicta, que será um livro jamais esquecido por qualquer um que o leia. E que fará eternamente jus a causa que defende implicitamente, pois o ser humano é falho. E o mal que causou ficará para sempre enraizado neste povo, que sofreu e que morreu, seja no Castelo de Cape Coast, ou em qualquer lugar para que tenha sido levado.

                                                                                                                    BY:
Cristina Daitx
Letrada & Resenhista Literária
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo