Academia Teixeirense de Letras – RAMIRO GUEDES

Ramiro Guedes da Luz – mais conhecido como Ramiro Guedes – é um radialista, cronista e poeta mineiro natural de Teófilo Otoni e radicado em Teixeira de Freitas (BA) há mais de trinta anos.

Ele ocupa a Cadeira 07 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), da qual é também Conselheiro. Faz parte do rol de Membros Efetivos Fundadores da instituição literocultural.

Depois de desistir do seminário e se graduar em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), acabou optando pelo radialismo. Foi repórter na Rádio Teófilo Otoni e na Rádio Imigrantes.

A convite do saudoso prefeito de Teixeira de Freitas Francistônio Pinto, assumiu a direção da Rede Sul Bahia de Comunicação. Nesse meio tempo, passou dois anos em Porto Seguro, onde foi diretor de jornalismo do Jornal Diário e da Rádio Porto Seguro FM.
“Retornando a Teixeira, tornei-me diretor de jornalismo da Rádio Cidade FM. Nesse período escrevi colunas em vários sites e jornais da região, fui professor no Colégio Rômulo Galvão e, com outros colegas bem mais valorosos, dono do Curso Desafio Pré-Vestibular”, disse o próprio Ramiro Guedes.
Comanda há mais de 25 anos o programa “Almoço à Brasileira”, atualmente transmitido pela Rádio Sucesso FM. Trata-se de um programa especializado em música regional e MPB. Enfim, uma referência musical e cultural.
Durante a administração do prefeito João Bosco, Ramiro Guedes foi titular do Departamento Municipal de Cultura.

Embora inédito em livro, é autor de inúmeras crônicas e poemas, além de reportagens, pois se tornou um dos jornalistas mais reverenciados em Teixeira de Freitas e no extremo sul da Bahia.

Marcou presença na antologia “ATL em verso e prosa!” com a crônica “O Circo Nerino” em 2016. Ganhou uma menção honrosa no I Prêmio Castro Alves de Literatura, categoria Poesia, versão interna, com o poema “Feliz Ano Novo”.
No próximo dia 2 de dezembro será homenageado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) pela trajetória como homem de comunicação e de letras.

Enquanto isso, segue torcedor do Cruzeiro, leitor privilegiado e, especialmente, amigo e confrade de todas as horas.

Fiquem ligados! O próximo  é o poeta Castro Rosas.

***
                                                                                                                By:
www.patriciabritto.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo