YOGA - SATSANGA - ENTREVISTA COM HELENA MARQUES


Foto: Helena Marques
Leitura Plus agora tem uma  nova colunista. 

No decorrer de 2017 e 2018, Helena Marques irá falar um pouco de Yoga, de uma forma mais literária e convidativa.

Porém, para que possamos abrir este quadro, para que consigamos fazer um trabalho bonito e conhecer os benefícios da saúde, com a prática do Yoga, iremos antes, conhecer um pouco da profissional Helena.

Graduada em Letras, ex-bancaria do Banco do Brasil, onde atuou por 26 anos e aposentou em 10/2014.


Desde então, passou dedicar a dar aulas de HATHA YOGA, prática que começou há 18 anos como aluna; amando os resultados logo na primeira semana, saindo assim, da posição aluna, para professora e começando a ministrar aulas na MAISON ACADEMIA, em Teixeira de Freitas-BA. 

Ainda não satisfeita e querendo espalhar os benefícios do Yoga, Helena também dedica a dar aulas do mesmo, para crianças no espaço de convivência infantil Sementinhas Livres. 


ENTREVISTA

Foto: Helena Marques

Leituras Plus:
Somos um site literário e sabendo da sua formação acadêmica, em letras, gostaríamos de saber, você é uma leitora ativa?
Helena: Sim, nosso intelecto precisa ser estimulado diariamente com conteúdos literários que têm a capacidade de mudarem nossa realidade mantendo nossa mente focada em pensamentos e emoções positivas. Procuro difundir entre meus alunos este  provérbio de autor desconhecido: “Se Você acha caro o preço da informação, experimenta pagar o preço da ignorância.”
Fonte: Google

Leituras Plus: Quais são suas preferências literárias? 
Helena: Na tradição Védica(estilo de vida descrito nos textos sagrados dos Vedas e Yoga Sutras de Patanjali-filósofo, que primeiro sistematizou a prática do Yoga), encontramos mestres que são mensageiros de Deus na terra. Dentre tantos temos nosso yoguim brasileiro, que deixou este mundo em 2014 – Prof. Hermógenes que da sua vasta obra literária destaco: Auto perfeição com Hatha Yoga e o Bestseller- Yoga para nervosos.

Leituras Plus: Conta um pouco como você foi apresentada ao Yoga? O que te motivou a procurar a prática?
 Helena: Minha primeira Mestra Lea Carneiro que apesar de ter ficado cega ainda jovem, não perdeu o encanto pela vida e hoje aos 90 anos é dona de uma saúde física e psicológica invejáveis,  foi quem me iniciou nesta prática, que logo na primeira semana, senti os benefícios e descobri que seria uma poderosa ferramenta para conquistar uma mente quieta, um corpo saudável e um coração tranqüilo.

Leituras Plus: Por quanto tempo você ficou praticando com aluna?
Helena: 14 anos.

Fonte: Google

Leituras Plus:
Quais os benefícios que você sentiu nos primeiros meses de prática:
Helena:  Mais consciência e concentração nas tarefas diárias, pois levando a vida no “piloto automático” não percebemos as sutilezas que vão em nossos corações. Flexibilidade e força física, mais qualidade no sono e principalmente a respiração consciente que aos poucos vai naturalmente se tornando calma e ritmada.

Leituras Plus: Quando você decidiu mudar o rumo e investir como professora? E qual o motivo levou a decidir isso?
Helena: Aconteceu quando ficamos sem prof. De Yoga na Maison e em uma apresentação publica, para o dia internacional da mulher, minha segunda Mestra Katia Souza (Teixeira de Freitas) a quem serei eternamente grata pelos preciosos conhecimentos passados, sua generosidade e exemplo de pessoa ética e por ter me incentivado a buscar um curso de formação. 

Leituras Plus: Quais cursos você recomenda, para quem tem este mesmo anseio, de profissionalizar com o YOGA?
Helena: Depois de bastante prática com mestres tradicionais recomendo uma consulta na organização Aliança do Yoga para buscar o curso ideal para o tipo de Yoga que deseja trabalhar.

Leituras Plus: Você tem um trabalho enriquecedor, que é o espaço de convivência infantil Sementinhas Livres. Fale um pouco deste projeto, benefícios e como nasceu?
Helena: Foi uma experiência que durou apenas 4 meses e ficará para sempre marcada em mim pelo quanto, as crianças podem se beneficiar com a Yoga, em termos de lidar com os desafios diários, emoções confusas e ajuda para retomar o caminho da essência de ser criança, com brincadeiras e encanto pela vida, animais e natureza. Foi um convite da pedagoga Enaide que tentou transformar o Sementinhas Livres em uma fundação e infelizmente não tendo sucesso o projeto ficou inviável. 
Fonte: Google

Leituras Plus:
Quais os objetivos que podemos esperar com este quadro, Satsanga em Yoga
Helena:  Satsanga (sânscrito sat = verdade, sanga = companhia) traduzido como "Encontro com a Verdade" Onde abordaremos temas sobre o auto-conhecimento, clarear pontos obscuros sobre a Yoga e motivar os leitores a buscarem conhecimento filosófico desta tradição e iniciarem a prática em busca de uma mente tranquila e um corpo saudável.

Leituras Plus: Deixe uma mensagem aos leitores? 
Helena: Tem um do Prof. Hermógenes:


 “ É na queda que o rio ganha força.” 

***
Mês que vem, iremos entender um pouco da história do Yoga.
Aguardem!

Fonte: Google


By: Patrícia Brito

Um comentário:


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo