História do Universo - Edmac Trigueiro


ISBN-13: 9788576795506
ISBN-10: 8576795507
Ano: 2011 / Páginas: 176
Idioma: Português
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira



Durante muito tempo na história da humanidade, a religião encarregou-se de explicar o sobrenatural. Naquele passado não tão distante, não havia escolha, pois não existia ciência. Assim, a única forma de acedermos as origens do Universo era apegando-nos ao que nos ensinava a mitologia e o que nos legava a religião. Hoje, entretanto, parte deste espaço é ocupado pela ciência.

O crescimento e a consolidação da cosmologia produziram uma enorme gama de textos científicos, que consultamos com o intuito de produzir este trabalho.

Foi muito gratificante descobrir que hoje a ciência já permite que se conte o desenrolar da historia do Universo.
Como somos privilegiados por vivermos na época atual! Lembremo-nos daqueles que subiam nos zigurates, na antiga Babilônia, só para apreciarem melhor o céu, na tentativa de desvendar seus mistérios.

Falando de Livro

Quer um livro inteligente e um tanto polêmico, porém, convincente e sem ser questionável? 

História do Universo

Se for para resumir em uma pensamento, o livro trata dos mistérios da Cosmologia...

"A Cosmologia é a Ciência que estuda o Universo na sua origem, estrutura, evolução e composição. A Cosmologia é estudada desde muito tempo como um esforço humano para tentar entender o Universo nas suas questões de base. A confusão com a Astrofísica se dá pelo fato das duas seguirem caminhos paralelos, mas a principal diferença é que a Astrofísica estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes." Fonte: http://www.infoescola.com/astronomia/cosmologia/

Antes apresento o escritor,
Foto: Orelha do Livro História do Universo
Edmac Lima Trigueiro passando dos 40 anos e reside com a mulher e três filhos em Fortaleza. É bacharel em Direito, com especialização e mestrado pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista do BNB (1984-1986), servidor da Justiça Federal (1993-1995), Promotor de Justiça (1996-1999) e Procurador da República (1999); aprovado também nos concursos de Delegado de Polícia Federal (1995) e Juiz Federal (1999). Nas horas vagas, dedica-se à prática de esportes (natação e corrida) e aos estudos das questões fundamentais das origens (do universo, da vida e do homem). É também autor de História do Universo. Fonte: http://www.gruponovoseculo.com.br/autores/edmac-lima-trigueiro.html

Os motivos do autor investir seu tempo, em escrever esta obra, segundo suas próprias palavras,
Foto pág 20
Considero um livro astuto, pois a sua forma de explicar o universo, é por etapas e quase linear, ou seja, com alguns retornos ao passado.

Começa por Aristóteles e muitos outros filósofos são citados logo no início da obra, como Leucipo (séc V a.C.)

"...Tudo o que existe no universo era feito de átomo." (p.24)

Demócrito comparece em seguida e muitas outras referências são mencionadas, sempre referida com uma grande história sobre o assunto.

No primeiro e o mais importante, devido a base que ele proporciona, para toda leitura da obra, é dividido em:
Erro de Aristóteles;
Dalton redescobre o átomo em 1808;
O tamanho do átomo;
O universo é feito de átomo;
A descoberta do próton, do nêutron e do elétron;
A estrutura interna do átomo;
Do átomo clássico ao átomo quântico;
As partículas fundamentais do universo; 
As forças elementares do Universo e as partículas de que as unem;
A partícula fundamental seria uma corda?


É um capítulo base, muito bem explicativo, com escala de tempo dos fatos ocorridos e descobertas. Por isso, é essencial prestar bem atenção nestas páginas iniciais, para compreender o que será relatado nas páginas seguinte.

Já o livro é dividido em:
Prefácio;
Introdução;

O prefácio é maravilhoso, do Cláudio Lens Cezar, professor do Instituto de Física da UFRJ, onde ele  fala da importância da obra, recomendando este, para não só uma simples leitura, mas pra as escolas adotarem como fonte de estudo. E ele com sua grande experiência acadêmica, está correto. Pois cada capítulo, são argumentos estudados, com parâmetros de muita qualidade.

 São:
I - Em busca da partícula elementar do universo;
II - os precursores de Isaac Newton e Albert Einstein;
III - Newton, Einstein e a Teoria Gravitacional;
IV - Newton e Einstein: um olhar pessoal
V - A composição do Universo;
VI - A origem do Universo;
VII - Em busca de uma teoria final de tudo
VIII - Somos especais?

Uma obra pesquisada e até mesmo fundamentada, orientada e recomendada para estudos em escolas bases, mas não deixa de ser polêmica, principalmente aos religiosos extremistas, que resolverem querer lê-lo.

É preciso maturidade e mente aberta, para apreciar a obra com sapiência pra vida e surpreender-se com os argumentos e comprovações registrados.

Em particular, (não sou fã de colocar meu lado pessoal, mas este livro mexeu um pouco comigo, por isso irei deixar registrado minha reação intrínseca com a leitura) por ser religiosa e espiritualista, acreditando em uma força superior movendo o Universo, apreciei a obra como um conhecimento e mesmo espantada ou não, aceitando alguns trechos, apenas amei o discernimento desta leitura

"Nossa espécie cresceu e evoluiu há alguns milhares de anos em um lugar com características bastante singulares no Universo e que não se repetem em nenhum um outro local. Vivemos, aqui na Terra, no fundo de um oceano de ar e, se, de alguma forma, a gravidade de nosso planeta fosse "desligada", as moléculas da atmosfera se dispersariam e desapareceriam da vizinhança da Terra." (159)


Esse trecho tem olhar físico e cientifico. E vai de cada leitor aceitar e interpretar a obra lida. Para este trecho, meu olhar é mais espiritual e Fé "É Deus, é força superior", algo muito maior que todas comprovações da ciência físicas. 

Um livro que recomendo ler de mente aberta, por conhecimento e curiosidade. Uma fonte rica de estudos com a ciência. Linguagem simples, informativa, explicativa, leitor de 17 aos 80 anos irão aprecia-lo sem dificuldades.

É uma leitura para todos, não importando idade, crenças ou nível de conhecimento, pois este é alicerce da sabedoria e não somente para os estudiosos e entendedores do assunto. 


By: Patrícia Brito
Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo