Academia Teixeirense de Letras - Padre Celso Kallarrari


Celso sendo empossado na ATL
Hoje iremos conhecer o ocupante da Cadeira 4 da Academia Teixeirense de Letras (ATL). Trata-se de Celso Kallarrari, escritor, poeta, professor universitário, sacerdote ortodoxo e pai.

Coube ao próprio esclarecer essa história de ser padre e casado ao mesmo tempo. Sem sombras de dúvidas, é possível. Na Igreja Ortodoxa, desde os primórdios do cristianismo...” Ele continua: “De fato, a história do não-casamento dos padres é muito recente. Com efeito, se é proibição hoje, é que outrora era permitido. Todavia, como a história cristã do Ocidente é mais recente, predominou, aqui, no imaginário popular, a imagem do padre celibatário como sinônimo de santidade, de modo que, ao falarmos hoje em dia em casamento de padre, soa, em muitos ouvidos, coisa de outro mundo”.
Palavras e mais explicação do Padre Celso  Padres Casados - Clique Aqui.

Mas é óbvio não iremos focar só em sua vida de fé. Nascido em Mato Grosso, em 1973, desde 2000 ele reside em Teixeira de Freitas (BA). Assim como sua vida literária, Celso tem uma vida acadêmica vigorosa: licenciado em Letras e graduado em Teologia, mestre em Educação e doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-Goiás.

Ele ainda encontra tempo para se dedicar à pesquisa nas áreas de 1) Literatura: Crítica, Memória, Cultura e Sociedade; 2) Língua, Linguagens, Significação e Identidade; Co-fundador (2005).
Celso recebendo do Troféu Cora Coralina
Além disso, Celso Kallarrari é membro do Conselho Editorial da Revista Científica Mosaicum; membro do Conselho Consultivo e parecerista da Revista NUPEX – UNEB; membro do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos – CiFeFiL; membro da União Brasileira de Escritores - UBE, SP; membro da Academia Mineira de Belas Artes - AMBA - Belo Horizonte, MG; membro da Academia de Letras de Goiás Velho.
Assista ao escritor recebendo o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil. 
Ele tem o nome e obras registrados no Dicionário dos Escritores Contemporâneos da Bahia (Salvador: CEPA, 2015).

Celso Kallarrari é autor das seguintes obras: A Porta Remendada (2003); As Últimas Horas (2009); As Últimas Palavras (2013); O Ritual dos Chrysântemos (2013); Fé e Razão (2014). Além disso, cuidou da organização de coletâneas em Educação, Ensino a Distância e Linguística.

Atualmente ele é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com uma atuação bem referendada por todos. Aliás, isso vale também para sua obra literária que conta com boa aceitação entre críticos, leitores e estudiosos. A prova disso é seu romance de estreia, “O ritual dos Chrysântemos”, de 2015.
1º romance de Celso Kallarrari. Resenha - Clique Aqui
Assim, percebemos a riqueza que Academia Teixeirense de Letras oferece ao mundo literário com grandes profissionais fazendo a diferença neste mundo sublime da literatura que nos encanta e fascina. 
Site do escritor e sacerdote Celso Kallarrari:  http://www.celsokallarrari.com/

Mês que vem iremos conhecer a cadeira 5, ocupada por Carlos Andrade, membro e conselheiro da ATL. 
Até a próxima.
BY: Patrícia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo