Academia Teixeirense de Letras - Cristhiane Ferreguett



Cristhiane Ferreguett, para alguns, é a pesquisadora talentosa no universo das letras; para outros, a protetora dos animais.

Formou-se em Letras em Teixeira de Freitas, quando existia apenas este curso no município. Depois viram as especializações, o mestrado e o doutorado.

A sua defesa de mestrado foi bem produzida e elogiada no universo acadêmico como também pela mídia, resultando no lançamento da sua dissertação em livro pela editora Baraúna, SP, 2009, com título “A criança consumidora, propaganda, imagem e discurso”.

“Sou professora de cursos de licenciatura na Universidade do Estado da Bahia e sempre percebi a ausência da leitura e discussão de textos midiáticos por parte do professor do Ensino Fundamental e Médio. Gostaria que meu estudo servisse de apoio para o trabalho do professor do Ensino Fundamental junto às crianças no processo de discussão de textos midiáticos – em especial o texto publicitário – e para o embasamento de uma leitura crítica de revistas que circulam em nosso meio social. O diálogo e o debate permanente dentro dos diversos espaços sociais da criança é o caminho mais adequado para que ela tenha um olhar crítico sobre os diversos discursos que circulam no meio midiático”.
(Entrevista à Revista Ponto com)


Cristhiane Ferreguett é secretária-geral da Academia Teixeirense de Letras (ATL), ocupando a Cadeira 03, desde o nascimento da instituição em 2016. Ela é, portanto, um dos fundadores da ATL.

O mundo das letras fascina a acadêmica que é autora de contos e participa da antologia “ATL em Verso e Prosa!” com a narrativa “A Navalha”, devendo reunir sua produção em um livro solo.

Além do magistério superior e das letras, Cristhiane também se destaca em Teixeira de Freitas como protetora dos animais, desenvolvendo um trabalho efetivo e reconhecido há muitos anos.

“... nenhum dos prefeitos eleitos, desde a emancipação da cidade (1985), teve a preocupação de implantar políticas públicas em prol dos animais”.


Sendo assim, em 1995 ela edificou um acanhado canil no fundo da sua casa e foi resgatando animais abandonados, mutilados e em situações de maus-tratos. Aos poucos essa linda atitude foi ganhando entusiasmo até que em 2002 a ONG SER LUZ brotou, visando profissionalizar nas questões de estudos e conhecimento. Mais tarde com novos conhecimentos obtidos em Porto Alegre (RS), onde fez seu doutorado em linguística na PUCRS, ela fundou a ONG NOSSA ARCA com o apoio da população e voluntários. 

Graças a essa ação proativa e comprometida com a causa animal, Cristhiane Ferreguett recebeu a Medalha Personalidade 2012, categoria Ativismo Cultural, concedida pela Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP). A honraria lhe foi entregue durante a III Conferência de Cultura de Teixeira de Freitas pelo então prefeito João Bosco, pelo diretor de Cultura Ramiro Guedes e pelo delegado cultural da ARTPOP para a Bahia, Almir Zarfeg.

Profissional competente e artista sensível, Cristhiane Ferreguett segue fazendo história em Teixeira de Freitas e região.


O próximo acadêmico será Celso Kallarrari

***

By: Patrícia Brito

2 comentários:

  1. Oi Paty!
    Que sorriso mais contagiante, só de saber que é uma protetora dos animais, já fiquei fã.
    Parabéns pelo post, já ansiosa pelo próximo membro da ATL.
    Beijos minha flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorriso Contagiante, não é mesmo? E Alma do bem, impossível não admirá-la.
      Amo sua visitinha.
      Bjocas na Alma...

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo