Academia Teixeirense de Letras - Athylla Borborema





“Athylla Borborema escreve como fala. E dele as palavras vêm num turbilhão para um encaixe perfeito. Usa um vocabulário farto em expressões populares –, uma linguagem compreensível tanto para o tira da delegacia quanto para o bandido ou para o empresário bem-sucedido.”

(João Brandão da Silva Neto)

É com esta acepção que apresento a cadeira 2 da ATL.  Atylla Borborema nasceu em Foz do Rio Cahy, balneário de Cumuruxatiba no litoral norte do município de Prado, mas logo cedo, ainda na infância, passou a ser morador de Itamaraju, município do Extremo Sul da Bahia.

Almejando de ser jornalista fez Athylla, ainda jovem, se mudar para capital baiana. O resultado a partir desta mudança chega ser difícil ser enumerado em um único post, por ser dono de currículo vasto. Vejam:
  •  Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1992).     
  • Formado em Rádio e TV pela Extensão/Bahia pelas Faculdades Integradas de Teologia e Filosofia de São Paulo – FAITEFI/SP (1993).
  • Graduado em publicidade propaganda e pós-graduado em assessoria de imprensa administrativa pela Universidade de Brasília – UnB (1999).   
  • Mestre em Jornalismo Científico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC (2013).
  • Doutorando em Jornalismo Científico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC (2014/2017).
Sua carreira jornalística iniciou de fato em Itamaraju. Em agosto de 2006, ele consolidou um projeto que ansiava desde o ano 2000, que foi a criação do portal de notícias “Teixeira News”, mas se Leituras Plus for estudar todas as conquistas da pessoa do dia, até chegar de fato às conquistas literárias, precisaríamos de outros infinitos posts.

Sendo assim, iremos apresentar a partir daqui suas vitórias na escrita. O jornalista/autor começou a carreira nos anos 90 do século passado.

Suas obras são:


Amor à Paz, com tema a busca por excelência na vida pessoal e profissional, a obra é técnica.
Tiro e Dor em Silêncio, que narra as estatísticas de crime contra a vida na Costa do Descobrimento. Essa obra foi publicada 14 vezes.
O inimigo agora é outro, uma dissertação na área da comunicação, lançado 4 vezes.
Folia das Palavras, livro de poesia em que o autor brinca com as palavras, já na sua quarta edição.
A menina do céu cor-de-rosa, um clássico da literatura brasileira, com assunto polêmico e delicado, narrando a história de uma adolescente estuprada pelo pai, prostituída, aventureira e drogada (7ª Edição).
O Capoeirista das Palavras, literatura de cordel com muita emoção e rima.
Meus Gatos, Meus Anjos, aos apaixonados por animais de estimação, esta obra são de contos sobre a missão dos gatos na vida das pessoas.

Outras obras de sua autoria são: Comunicação na Bandeja; Infância Violentada; Do Assessor de Imprensa ao Assessorado; Arroto; Perfil Criminoso; Casamento Sem Sexo; A fome que me comia; Menino da Roça; O poeta que comprou o mar; A Prova do Crime; O Diálogo do Perito com o Cadáver; Carnaval dos Poetas.

Além das obras mencionadas, Atylla também é autor de mais de mil artigos dirigidos, e matérias investigativas, além de ter dirigido mais de cem teledocumentários institucionais em filmes de curta-metragem.



O escritor não é só membro da ATL, mas também membro de outras academias, como: ARTPOP - Academia de Letras e Artes de Cabo Frio; ALMAS - Academia de Letras, Música e Artes de Salvador; AMBA - Academia Mineira de Belas Artes; ALAF - Academia de Letras e Artes de Fortaleza; NLAL – Núcleo de Letras e Artes de Lisboa.

Athylla, com este amplo currículo, jornalístico e autoral, junto com o polivalente presidente Almir Zarfeg... enfim, percebemos que a ATL se encontra em boas mãos para fazer um ótimo trabalho literocultural em Teixeira de Freitas e região. 


***
Mais sobre a ATL Clique Aqui
Conheça o Presidente da Academia Teixeirense de Letras, Almir Zarfeg Clique Aqui

Próximo mês é a vez de apresentar a cadeira 3, Cris Ferreguett.
Fiquem ligados.
Aguardem!


Patrícia Brito


2 comentários:

  1. Oi Paty, adorei conhecer mais este membro da ATL. Mais um currículo invejável, e que obras heim!?!? Dos mais diversos temas. Me chamou atenção "A menina do céu cor-de-rosa" e "Meus Gatos, Meus Anjos".
    Bjos querida! Sucesso!
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridinha do coração, amando saber que você estar acompanhando e gostando os posts da ATL.
      É um post que estou fazendo com muito carinho.
      Beijão

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo