Uma herança de Amor - O plano perfeito - Lycia Barros



Ano: 2013 / Páginas: 331
Idioma: português 
Editora: Novo Século



Como caçula da família, Ivy sempre foi superprotegida pelos pais e pelos irmãos.Com isso, passou a infância e a adolescência se sentindo sufocada e deixando que outras pessoas tomassem as decisões mais importantes de sua vida. Porém, aos dezoito anos, tentando romper este ciclo, Ivy muda-se para Ouro Preto para realizar o grande sonho de sua vida: cursar a faculdade de jornalismo para poder trabalhar e ser independente o mais rápido possível. No entanto, a sua trajetória na faculdade dura pouco tempo pois, ao visitar os pais em sua cidade natal - São Lourenço - ela se depara com um misterioso visitante: Leonardo Belford. O homem que irá virar a cabeça da família Cavalheiro - e principalmente a de Ivy - de cabeça para baixo. Afinal, ele estava ali com uma dolorosa missão a cumprir, e não pretendia ir embora até que tudo estivesse consumado.

RESENHA

“... na vida talvez todos tenhamos um segredo inconfessável, um arrependimento irreversível, um sonho inalcançável e um amor inesquecível.” (p.331)

Quem inicia a leitura do terceiro livro da trilogia Uma herança de amor, não imagina que a leveza principiante, transformará em batalhas e oscilações de sentimentos.

A primeira adorável sensação ao apreciar este, é notar a evolução da família. A Ivy não é mais criança, e sim uma jovem de 18 anos, inicialmente universitária. Os irmãos já estão com família formada. Adam com três meninos, e Rafael duas garotas. Os pais altruístas continuam com mesmo pulso firme e sabedoria na educação.

A vida de Ivy até então está tranquila, principia em Ouro Preto onde ela estuda jornalismo, e no momento ela está organizando sua visita aos pais, nas férias universitária.

Só que ao chegar à cidade de São Lourenço, onde toda a família se encontra a vida de Ivy transmudar-se repentinamente. Antes sendo uma jovem, respeitosa, boa filha, dedicada, estudiosa. Rebelando para uma jovem indelicada, “malcriada”, impulsiva, achando entendida da vida, dos sentimentos.

“Cada um é responsável pelas escolhas que faz” (p.15)

Toda essa mudança é por conta do jovem Leonardo, que revira não somente sua cabeça e coração de cabeça para baixo como também da família Cavalheiro.

A entrada do Leonardo é que desenrola o enredo, proporcionando uma leitura com mais fugacidade.

Leonardo é um jovem cheio de problemas, tem sede de vingança, planta ódio no seu coração. E entra para transformar a vida de todos.

“Só acho que você deve reforçar o positivo, ao invés do negativo... valoriza o sucesso e não o fracasso.” (p. 104)

No primeiro livro, Lycia trabalha o mistério no decorrer de todo a obra. No segundo da trilogia, o mistério é exposto na metade do livro. Neste, ela segura até o final, facultando uma leitura com oscilações de sentimentos.

Ivy desafia a família que é contra o namoro, ela se casa, sai de sua morada e vai viver um casamento o mínimo esquisito, para não dizer desafiador.

Em inúmeros momentos questionamos as atitudes de Leonardo, meio depressível, meio masoquista, totalmente vingativo. Mas a vida lhe propicia uma surpresa e cabe a ele decidir qual caminho seguir.

Em todo o livro, a autora trabalha seus personagens errados com sabedoria, fazendo com que a leitura alterne de prazer e sapiência. Com passagens bíblicas, o livro trabalha a fé, o perdão, o amor, o respeito, a calmaria.

Sim! A calmaria, por nos ensinar que decisão no calor de uma discussão não trás bons proveitos. 

“Não se iluda pela beleza, querida. Procure saber o que as pessoas carregam por dentro.” (p.93)

Patrícia Brito
www.patriciabritto.com

Achei o amor de Ivy e Leonardo muito repentino, aguda, e avassalador, entretanto, em seguida lembrei que a protagonista é adolescente. Esse sentimento é natural nessa idade.
Senti falta no final de ver uma rotina da Ivy com os novos rumos da vida. Mas não deixei de encantar e amar o final com epílogo, mostrando os sentimentos da Janine e o verdadeiro sentido de Uma Herança de Amor.

A trilogia foi bem trabalhada, surpreendendo com a ligação dos personagens, da família buscapé.

Impossível não proporcionar nota máxima e indicar como uma obra que vai além do simples prazer de ler. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo