Novidades Literárias - Maio #1



Um novo quadro está sendo inaugurado aqui no blog. Quadro que sempre sonhei em fazer, mas faltava tempo. 

Neste marcador, irei falar do que estou lendo, notícia e tudo que rola (e chega até a minha pessoa) de mídia literária, não só a notícia, mas essencial relação ao ficar informada com o fato. Não sei ainda se será, semanal, quinzenal, ou mensal com um resumão daquelas notícias que passa o tempo e não fica velha, e que ainda vale a pena ser apreciado. 


Eu acompanho alguns jornais, revista e recebo algumas notícias por correio eletrônico. Aqui irei destacar os que mais chamarem atenção e achar pertinente com a filosofia do blog.

Primeiro destaco a Revista Avessa


http://revistavessa.com/


Uma revista que sou completamente viciada e que antes conversava pouco sobre ela aqui no blog.

Acompanho desde o número 1. O melhor é totalmente de graça e online. Você ler onde achar melhor.

A edição número 9 está viciante, onde, como mostra a capa, fala do evento literário com o tema fantasia e distopia.
Eu ainda não aprecie a revista toda. o bom que ela tem uma tiragem trimestral, o que proporciona você mergulhar na leitura com muita calma.

O que amei de cara é: os texto que já li: a linda poesia que tem logo no início da revista, seguindo do conto a Cesta de bicicleta da escritora Lethycia Dias.

Ainda tem, uma entrevista mega interessante da escritora e blogueira Mare Soares, contando: sua vida de escritora, as vantagens da publicação independente, e o mais interessante, contando sua rotina acadêmica, como seu Mestrado em comunicação. 


Foto retirada da revista Avessa nº 9
O site da revista é outro ponto que vale destacar, está lindo e bem atrativo. No site destaco o concurso literário que abriu este mês e vai até dia 30 de junho. Mais detalhe clique Aqui

Eu sou suspeita para falar da revista, amo tudo, diagramação, qualidade dos conteúdo e a oportunidade que proporciona a novos autores de publicar seu trabalho.

O mês de maio iniciou com 3 notícias top na Publishnews

Bienal de SP 2016, iniciou as vendas de ingressos, e eu, sinceramente, não sei ainda se realmente irei (pois querer sempre quero). o evento ocorrerá entre 26/08 até 04/09. Mais notícia no link da Pulishnews Clique aqui



Ainda na Publishnews Clique aqui, noticiou o lançamento de um livro que fiquei super interessada 


ISBN-13: 9788535927108
ISBN-10: 8535927107
Ano: 2016 / Páginas: 464
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras

Robert Darnton recria três momentos em que a censura restringiu a expressão literária. Na França, no século XVIII, censores, autores e livreiros colaboravam no fazer literário ao navegar na intricada cultura do privilégio em torno da realeza. Em 1857, na Índia, o Rajá britânico empreendeu uma investigação minuciosa dos aspectos da vida no país, transformando julgamentos literários em sentenças de prisão. Na Alemanha Oriental, a censura era tão onipresente que se instaurou na mente dos escritores como autocensura, com sequelas visíveis para a literatura nacional. Ao enraizar a censura nas particularidades da história, esse estudo revelador expõe o impacto da repressão na literatura. 


MEGA CURIOSA E LOUCA PARA LER

E um novo colunista que me deixou super empolgada na Publishnews é a do Bruno Mendes. Um pernambucano, apaixonado por livros, tecnologia, mercado, consultor e empreendedor. Trabalha há mais de uma década com livros e tecnologia.

O seu primeiro texto na coluna, mostra o passo a passo de um fluxos de caixa onde tenta explanar a viabilidade econômica de uma editora. Eu que formei também em Ciências Contábeis, (e atualmente acadêmica em Letras) achei muito interessante a matéria e suas explicações. Ele detalha com  clareza em uma linguagem bem simples.

"Faz parte do projeto o imprevisto, porém, tratando-se de viabilidade econômica de uma editora ou de qualquer negócio, o imprevisto nunca poderá ser a tônica nem o motivo de todo verbo. "

Publishnews Clique aqui e confira a matéria completa


Foto retirando da matéria no site Publishnews
E o livro que já está na pré venda pela editora Universo,  será polêmico, mas irei querer ler; é sobre o Juiz federal Sergio Moura.
Não por questões políticas, mas pela coragem do camarada de enfrentar um país na tentativa de ser justo com o mesmo.
Veja mais detalhe no link Publishnews Clicando Aqui




Quem também liberou imagem do seu novo trabalho foi a escritora Cristiane Broca. Eu quase surtei. 



SINOPSE

Marcos e Ângela estão prontos para iniciar seu "Felizes para sempre" e compartilhar tudo: as alegrias, tristezas, e dificuldades do dia a dia.
A vida do casal passa por vários estágios e eles conseguem continuar unidos mesmo com a pressão do novo trabalho de Ângela em uma revista feminina, a criação do filho pequeno, as viagens impostas pelo trabalho de Marcos como jornalista, e a complicada relação entre ele e o pai.
Quando uma sucessão de eventos recai sobre a família Andrade, colocando-os em conflito, caberá a Marcos decidir até que ponto permitirá que a mágoa do passado interfira em seu futuro.
Poderá um grande amor sobreviver à tempestade?
O livro já foi resenhado no Blog Clique Aqui. Eu sou uma alucinada pela estória do casal, por mostrar a rotina da vida de jornalista. E quando ela falou que estava preparando o 2, eu quase surtei. E hoje ao sair a capa eu realmente surto de felicidade. A capa está linda, a sinopse incrível e eu quero urgente o meu.
Acompanhe a escritora nas redes sociais.
Facebook: Clique Aqui
Instagram: @cristianebroca
Twitter: Clique Aqui


Eu noticiei no instagram do blog no dia 10/05. E olha, essa notícia, vale muito apena reforçar, reprisar, e relembrar, pois homenagens, jamais devem serem esquecidos. Homenagem da Acadêmia valenciana de Letras ao escritor e jornalista da Globo Edney Silvestre. Eu que o acompanho como jornalista desde que sou apaixonada e doente pela profissão de jornalista, acompanho também seu programa literário da Globo News, e sonho em conhecer sua escrita e obras, fiquei muito feliz com a notícia. Foi merecedor. Parabéns. 






Para quem ama o mundo teórico da escrita, literário deve acompanhar o canal Homos Literatus.
Eu particularmente amo acompanhar esse estilo de canal, não só por querer entrar nesse nicho de escrita, mas por motivos mais obvias do mundo: aprender e aprender. Amo os canais como Carreira Literária o Literatus TV, o da escritora Lycia Barros.
Mas hoje especificamente compartilho a novidade do Homos ou melhor, do escritor  Vilto Reis, Como: uma nova editora. Vale a pena assistir o vídeo.  



E tem mais...



Um escritor parceiro do blog e que tem já inúmeras obras publicadas, fez uma tarde de lançamento do seus filhotes literários mais recente. Épicos Homéricos e Pensamentos Eletrônicos. São livros de contos, com participação de vários autores. Essas fotos foram extraída da sua fanpage Clique Aqui. E Recomendo muito conhecer o trabalho desse jovem autor.  Conheça-o Clicando Aqui.
Só queria avisar ao autor, que quero os meus exemplares físico tá?


E irei encerrar as notícias  com a mais esperada por mim, já que sou uma leitora não só da literatura, como viciada em blogs literários e jornalismo cultural.
Finalmente já encontra-se no ar, com um conteúdo bem bacana, cult e cheio de personalidade,  o blog Meu vício literário.  link: http://www.meuvicioliterario.com.br/  




O blog, tem como mantedora. a jovem Cilene Resende, 31 anos, de Maringá-PR, é advogada e leitora compulsiva. E leva uma linda filosofia de vida. 
"Ler não se trata de uma simples paixão na minha vida; ler é um dos meus vícios mais prazerosos." 





Você pode acompanhar o blog também pelas redes sociais
FanPage: Clique Aqui


Então gente, esse foi um resumo dos primeiros 15 dias de Maio do mundo literário. Quadro inaugurado, e caso encontro mais notícias legais eu conto para vocês.

Beijos
Paty O.B.S







6 comentários:

  1. Que emoção ver a capa e sinopse de Cinco Anos - Os desafios da vida a dois, entre as notícias mais quentes do mês aqui no blog. E parabéns pelo conteúdo de qualidade. Seu blog melhora a cada dia, Paty! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florzinha, tu não imagina como surtei ao acordar e ver a capa... e você não tem ideia...aliás tem sim... Pertubei tanto, que já tem ideia sim kkkkk... de como aguardo,espero, enlouqueço por este livro, por este casal. Organizar até para reler o primeiro.
      Bjocas

      Excluir
  2. Linda ideia! Muito bom mesmo, parabéns!

    Obrigada de coração pela parceria. E quando quiser falar da Avessa, manda mensagem pra gente com antecedência que providenciamos as imagens com uma resolução maior pra você!

    Beijos,
    May

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa! Pedido atendido. Pode deixar.
      E parabéns a vocês pela qualidade do trabalho. Cada edição fico mais apaixonada.
      Muito obrigada pela visitinha.
      Beijos.

      Excluir
  3. Deus do céu! Agora o Leitura Plus também é noticiário literário! Amei isso! E na edição de hoje... kkk. Amei sua ideia Paty, como sempre arrasando, inovando e encantando com seus conteúdos originais e divertidos. Parabéns pelo trabalho bem feito, e com certeza ficarei acompanhando esse novo quadro que promete! Ah, e ver o blog lindo da Cilene aqui... Mas que amor! Tá muito bom né? Ela é demais também... rs.
    Mil beijokas! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que informar para criar. Ou criar para informar? kkkkk Estou nessa onde de ler coisas boas, e sobre o mundo da literatura e escrita, então achei válido fazer um resumão das minhas impressões.
      Que bom que você gostou Anya, sabe que sua opinião e visitinha sempre enche meu coração de alegria.
      Bjocas

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo