Harry Potter - Projeto Literário








Harry Potter e a Pedra Filosofal
SBN-13: 9788532511010
ISBN-10: 8532511015
Ano: 2000 / Páginas: 224
Idioma: português 

Autor(a): J. K. Rowling
Editora: Rocco

SINOPSE:
Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

RESENHA

"Bom, a principal tarefa é esconder dos trouxas que ainda existem bruxas e bruxos andando pelo país." (60)

Finalmente apreciei essa obra de muito sucesso e recomendado por todos. Por não ser meu estilo literário, acabei adotando dois projetos “Lendo Harry Potter” para que eu ao menos pudesse ter força e não abandonar a leitura na metade da saga.

O primeiro projeto foi no grupo literário que participo, do IG @resenhadosleitores , lá foi o ponta pé inicial. Em seguida a Juliana do canal Nuvem literária Clique aqui também aderiu e elaborou um projeto com um grupo fechado no Facebook para trocarmos informações sobre a leitura.



Assim como a Juliana especificou no seu vídeo, onde ela conta sua experiência com a leitura, Clique Aqui e veja o vídeo eu também senti que passei da fase de ler Harry Potter. Eu sei que leitura não tem idade certa para apreciar (com exceção leitura infantil), mas o fato que fui muito empolgada e não me surpreendi como eu esperava.

Mesmo assim é impossível não deixar de admirar. O enredo muito bem construído, personagens com características peculiares, cenário fantástico esplêndido, cenas muito bem construída.

A história, todos conhece, Harry é um bruxo que não tem conhecimento da sua condição, da sua importância e do seu histórico passado. Até que a escola Magia e Bruxaria de Hogwarts entram em contato por meio de Hagrid para apresentar Harry a sua nova vida e importância que ele tem perante a sociedade dos bruxos.

"Alvo Dumbledore, atualmente diretor de Hogwarts. Considerado por muitos e maior bruxo dos tempos modernos..." (p. 92)

O gostoso da leitura é que a escritora é bem criativa criando um universo único dos bruxos J.K. Rowling conduz os acontecimentos de uma maneira simples e estimulante. Sem falar na amizade sincera entre Hermione e Rony que é o mais maravilhoso no livro, fazendo nos refletir sobre amizade e coragem.

"Harry ouviu o chapéu anunciar a última palavra para todo o salão. Tirou o chapéu e se encaminhou trêmulo para mesa de Grifinória." (p.108)

Nesse primeiro volume além do passado de Harry ser o centro das atenções, a Pedra filosofal é o que conduz o ritmo de leitura da metade do livro em diante. A pedra, segundo a lenda, proporciona o poder da imortalidade. Fazendo assim, o trio de amigos lutar por ela.

O desfecho dessa Pedra é surpreendente.

Livro X Filme




Como todo filme tem suas adaptações e nem sempre o que encontra no livro está no filme e vice versa.

Primeiro, achei o filme longo de mais para um livro curto. Assisti muito tempo atrás e não consegui apreciar a tempo da resenha sair. 

Mas do que lembro do filme com a leitura recente, senti falta também de algumas coisas.

Esse é o segundo ponto negativo. Senti falta do Pirraça e o desafio das porções após o jogo de xadrez.

Porém ver todo o mundo mágico construído pela autora é fantástico, e mesmo sendo cansativo eu ainda quero voltar a assistir para este projeto. Assisti na adolescência e na época não apreciei muito, achando o filme um pouco cansativo. Quem sabe agora após ler a saga eu mude de ideia





Minha Nota Foi 5***** 

Para o livro e  o projeto de ler Harry Potter. 

Mesmo não sendo meu estilo e não ter aquele diálogo marcante para a vida. A leitura é divertida e muito prazerosa.

Que venha a segunda leitura em coletivo. 









Beijos

2 comentários:

  1. Eu tive uma experiência um pouco chata quando assistir Harry Potter a primeira vez, então acabei desistindo de assistir o restante. Mas tbm estou participando do projeto, infelizmente mês passado não conseguino primeiro volume (tinha esgotado em todo lugar) mas esse mês vou ler e vê o que vou achar dessa saga. Mas realmente de lá pra cá meu gosto literário tbm mudou bastante!

    Bjuss Paty!!


    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel Força na piruca e vamos para o segundo (no seu caso primeiro e segundo). Não consegui assistir o filme a tempo da resenha sair ( e não podia adiar por esse mês a agendinha do blog está completa) Mas ainda quero assistir para ver se tenho essa sensação de adolescente.
      Obrigada flor pela visitinha.
      Beijos

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo