Amigas Para Sempre - Kristin Hannah




Debate de Fevereiro 2016

Participe e entre no clube clicando na imagem


ISBN-13: 9788580412512
ISBN-10: 858041251X
Ano: 2014 / Páginas: 446
Idioma: português 
Editora: 
Arqueiro

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Resenha:



“... Acho que não dá para ter uma amizade de mais de trinta anos sem alguma mágoas pelo caminho”. (p.411)

Uma leitura de altos e baixos...

Um livro de amizade sincera...

De amores camuflados...

Ou  nada de amores...

Uma leitura onde às vezes a profissão ultrapassam limites da própria vida...

Sentimentos nem sempre revelados, e uma amizade leal dificultando as escolhas e caminhos a ser seguidos.

Assim é Amigas para sempre, da autora Kristin Hannah...

A leitura inicia com Talullah ou melhor Tully na sua rotina de menina na casa da avó e seu avô. Ela é criada por eles pois a mãe o abandonou nos anos de 1970.

A obra, é dividida em três décadas, anos 70, 80 e 90. E um pouco do novo milênio. Sendo assim em toda a leitura o leitor amadurecer junto com às protagonistas.

A mãe de Tully, uma hippie muito doida, com comportamentos nada apropriados, por conta das drogas. E para piorar a situação, logo no inicio da sua nova morada com a mãe, ocorre algo com Tully, que a faz ficar totalmente descrente da vida amorosa.

E é nessa fatalidade que a amizade de Tully e Kate nasce.

Kate Mularkey uma adolescente estudante e inteligente, pouco sociável, sempre mergulhando nos livros para se divertir e tinha neles como amigos. A mãe vivia preocupada. Até Tully Hart, aos 14 anos aparecer na vida de Kate, como sua vizinha.



Paralela a história das duas, fatos memóraveis mundial são revelados, fazendo uma leitura muito mais de amizades, como também histórica.

Vamos acompanhar Tully e Kate, nas fases de: colegial, universidade, a escolha da profissão e luta por essa profissão. Sentimentos como:  desejos, medos, insegurança, egocentrismo ambições, muita ambição profissional. Amor e o medo de amar.

Amigas, com personalidades diferentes, com gosto díspares, com sonhos distintos. Porém, simplesmente as duas decidiram serem amigas, e não amigas qualquer, “Amigas para sempre”



Só que enquanto Tully sonha em ser estrela do telejornalismo, Kate tem sonhos mais simples. Enquanto Tully não acredita em amor, romances e felizes para sempre, Kate vivpensando no príncipe, a cada namorado acha que será para sempre, sonha com a vida dois.

Mesmo assim, com suas diferenças, uma é suporte da outra... e a cada capítulo, a cada década, de acordo com amadurecimento, a amizade se firmavam, mesmo com altos e baixos, mesmo com erros às vezes imperdoáveis e distanciamentos necessários.

Na metade do livro, na década de 80, entra Johnny, um gato fofo que mesmo se envolvendo com Tully é com Kate que ele aprende amar. 


E como ama. 

Um amor bonito de se ver.




Em todo a leitura crescemos com o trio, Tully, Kate e Johnny, acompanhando a rotina de uma família e a luta de uma jovem obcecada pela profissão.

Na reta final reserva uma surpresa para amizade, ou seria da vida? Fortes emoções, que ao ler cada capítulo, você sofre e chora litros.





A Nota é

5 Estrelas *****




Kristin tem um dom de construir obras que nos desestrutura o emocional e o físico. Oportuniza reflexão sobre a vida. Provoca questionamento.

para os amantes (como eu) da profissão jornalística,  o livro é devorado mesmo com os capítulos longos . Além da louca vida da Tully o que me prende o leitor é o personagem Johnny, um verdadeiro encanto.



O livro foi um dos escolhidos para ser debatido no Clube Entre Leituras. Foi um dos primeiros livros a ser trabalhado em 2016. E o saldo foi muito positivo.

Beijos
Paty OBS

Um comentário:

  1. Paty lindaaaaa ♥
    esse livro ♥♥♥
    Agradeço ao clube pela oportunidade de conhecer essa autora que realmente tem o dom :)
    como disse não lembro o último livro que me fez chorar tanto.
    Adorei sua resenha ♥
    ótimo final de semana
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo