A Matéria dos Sonhos - Valéria Martins






A MATÉRIA DOS SONHOS
Romance
Valéria Martins
Editora Jaguatirica
Ebook
ISBN 978-85-66605-94-5
290 páginas

SINOPSE
Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.
A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.

Onde adquirir o livro e mais sobre a escritora Clica Aqui


Resenha


"Será que o amor é o que as pessoas sentem quando estão apaixonadas? Será um sentimento mais calmo, coo o que sinto ...? .... Mas quando o filho cresce e quer ir embora? Significa que ele não a ama e é ingrato? Será possível ser feliz?"


O livro é uma deliciosa leitura dividida em cinco longos capítulos, com narração em terceira pessoa.

Neste, conta a história de Mariana, uma jovem que vivência uma vida de ilusão passando pela descoberta  do amor a si próprio.

Cheio de lição, Valéria Martins, nos surpreende com essa singela obra, enriquecedora, onde mistura sentimentos e que finais felizes nem sempre tem que ser clichê.

Entre sonho e ilusão, a personagem central, Mariana, descobre que sua vida era uma felicidade de farsas. Namorando um famoso, que vivia na mídia ou vive de mídia, encontra com casamento marcado, mesmo contra seus pais, que não sentia firmeza no noivo Gustavo, quanto a seriedade dos sentimentos do rapaz.

Os desencontros, são frequentes na relação do casal quando o assunto é amizade. E foi o cúmulo quando Mariana participa do chá de bebê de uma grande amiga. Neste dia, fatos acontecem para desordem da relação.


"Aos olhos de Mariana todos pareciam fúteis, meio irresponsáveis e consumistas ao extremo, pois falavam o tempo todo de carros, relógios e negócios. Estaria sendo preconceituosa?"

É também nesta festa que ela é apresentada para Claudia. Uma aventureira e muito bem viajada, que mais na frente os leitores conhecerão melhor, não só suas loucas viagens, como também seu histórico de vida e superações.


"Estou acostumada a viajar sem acompanhante e quase nunca fico sozinha. "

O noivado acaba bem no estilo que é a vida de famoso, ou de quem vivem na mídia, proporcionam. Escândalo, traição, imprensa. E é neste momento que a vida de Mariana começa a dar algumas reviravoltas.

A esperança chega com irmão também aventureiro Paulinho que não suporta ver a dor da irmã e dá uma dica.

Viaja!

Mais não uma viagem qualquer. Uma viagem de conhecimento, a sós. Princesinha dos pais, Mariana reluta com ideia, pois, nunca fez nada sozinha, muito menos viajar. 
"Todo sofrimento deve ter hora de terminar.... As experiências, boas e ruins, servem para nos ensinar alguma coisa. Aprenda as lições da vida."
Mas não demora muito, ela decide aceitar...

CHAPADA DIMANTINA – BAHIA

Assim, entra o capítulo Aventura. Com sublime e rica narrativa, Valéria consegue prender o leitor com os detalhes sem ser extensa. Desde a saída do Rio de Janeiro, até a chegada em salvador, para depois seguir adiante, para Chapada.


"....Do Espírito Santo, peguei carona num caminhão até Alcobaça e fui de barco conhecer o arquipélago de Abrolhos."

Um capítulo onde, junto com o guia local Alex, iremos conhecer a Chapada de uma forma bem prazerosa. Iremos visitar Gruta da Lapa Doce, Morro do Pai Inácio; conhecer a diferença de estalactites de estalagmites; o famoso Poço Azul; Poço Encantado; Serra da Larguinha; Morrão; Vale do capão.

Cada local, um dia, uma história, uma aventura. E nessa aventura na chapada, Mariana se rende aos costumes local, reencontra Claudia. E não resiste, tem até uma aventura amorosa, com grandes descobertas.

E os capítulos subsequentes, serão todos decididos de acordo com o desenrolar dessa aventura. Mariana não só se encontra como descobre o “prazer” (inclusive sexual, mas sem ser vulgar e o melhor, cena muito bem escrita),  e mostra como é bom conduzir sua vida, amando suas próprias escolhas.

A leitura é maravilhosa, muito bem narrado, o cenário muito bem apresentado, rico em detalhes. A linguagem leve e atual, os personagens bem delineado, tanto em físico como em personalidade, primordial para qualquer leitura ficar aconchegante.


"Todo mundo tem um sonho? ou será que alguns têm e outros não? De que são feitos esses sonhos? Qual é a origem deles?"

Por tudo isto, minha nota na Amazon (plataforma que o livro pode ser encontrado) e no Skoob é:

*****


 5 estrela *****

Supera expectativas, principalmente pela riqueza e cuidado que autora conteve em descrever a viagem para Chapada. 


A ressalva que faço, é um problema pessoal com finais de livros. Poderia ter estendido mais um pouco e detalhado mais o final para Mariana, como fez para Claudia. 

 A Matéria dos Sonhos, é um livro que o final vem desenrolando no decorrer de cada cena, as coisas e situações, são resolvidas com agilidade e sem deixar para a última página da obra. 

Algo relevante para que uma obra tenha um fechamento memorável. 





Patrícia Brito

6 comentários:

  1. Nossa, que resenha super completa. hahaha
    O livro já começa tenso, né, com nossa mocinha sendo abandonada às vesperas do casamento. :/ E concordo com você, livros de viagens são muito bons.

    Viviane,
    Beijos!
    Conferem a minha resenha de Graffiti Moon em
    http://estilhacandolivros.blogspot.com.br/2016/01/resenha-graffiti-moon-cath-crowley.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Como fiquei nervosa no início... Ainda bem que serviu para mudanças de atitudes ... Foi uma leitura inesquecivel...principalmente por claudia passar aqui na minha região em Abrolhos. Irei lá ver sua resenha...
      Obrigada pela visitinha
      Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Paty,mais completa, impossível. Amei o livro.bjos
    www.duaslivreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Amei sua visitinha. Beijos

      Excluir
  3. Mais uma resenha linda da minha amiga super leitora Paty! Amei sua descrição do livro. Confesso que ainda estou curiosa com o final do livro, houveram perguntas que ficaram sem respostas. Eu como boa curiosa que sou, estou louca para descobrir ainda! kkk. Sua resenha ficou perfeita! Parabéns... Mil beijokas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas curiosa Anya....pensa na pessoa que finalizou o terceiro livro, entrando no quarto mais não esquece Mariana....kkkk
      Vida de leitora difícil em?
      obrigada pelas lindas palavras e visitinhas.
      Beijos

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo