Semana Escritor super especial: Mãe leitora - Mãe escritora.



Com Cristiane Broca


"Para fazer uma criança adquirir o hábito da leitura, você deve treiná-la desde cedo."

Cristiane Broca - Escritora
Site: clica na foto
"A forma mais eficaz de fazer uma criança aprender algo é através do exemplo."

Como é você como mãe leitora, lê com seu filho?

Eu conto para ele sobre alguns livros que leio, e ouço as histórias dele sobre os livros que ele lê. Como meu cronograma de leituras é bastante apertado, nem sempre consigo ler os livros dele. Li o 1 Percy Jackson de tanto que ele falava da história, para poder comentar com ele.

Quais livros que você apreciou a leitura antes de seu filho aprender ler (cite dois)?



Quarto Mágico


Rafael tinha um quarto mágico, onde vivia incríveis aventuras. Até o dia em que ele encontrou aquele ovo de dinossauro...



A montanha encantada.







De Repente, uma luz Comecou a Brilhar no Cume da Montanha. Buscando Resolver o Enigma, os Meninos Partem ate o Misterioso Local. e Assim Descobrem um Mundo Encantado.












Qual a importância, no seu ponto de vista, da mãe ser leitora e incentivar hábito da leitura desde novo?
Escritora Cristiane broca e seu livro - Cinco Anos
Resenha no blog, clica na foto

A forma mais eficaz de fazer uma criança aprender algo é através do exemplo. Se você quer que o seu filho leia, mostre a ele que você também lê, ou ele irá questionar por que deve fazer algo que você não faz. Existem exceções, como meus pais, que não tiveram a chance de estudar além da 3 e 4 séries. Eles não tiveram a oportunidade que temos hoje em dia, e mesmo assim, sempre valorizaram a educação e me incentivaram a estudar bastante.

Para fazer uma criança adquirir o hábito da leitura, você deve treiná-la desde cedo. Comece lendo para ela, e depois, quando ela for alfabetizada, compre livros para ela ler sozinha.

Os primeiros livros que comprei para o Gui eram pequenos, com bastante imagens e poucas páginas. Aos poucos os livros foram aumentando em quantidade de páginas e as letras foram diminuindo. Sempre respeitei a faixa etária dele e o seu gosto pessoal, algo que considero importante. E hoje, tenho orgulho de dizer que aos 11 anos ele lê livros com mais de 400 páginas em poucos dias. Estou sempre comprando livros para mim e para ele.


Qual livro você indica para as mamães lerem, para seus filhos? 

Qualquer livro que contenha aventuras e ensinamentos. As crianças tem uma imaginação incrível. Se for escolher um para uma criança que já é grandinha, escolheria o Percy Jackson. Desde que dei esse livro para o Gui foi amor à primeira vista.




O motivo de eu ter escolhido o Percy Jackson foi pela aventura, e porque eu vi que o livro era indicado para a idade dele.

Lembra de quando comprou? O que levou a decidir por ele?
Quando comprei esse livro a capa me chamou bastante a atenção. Além disso, eu já tinha visto o filme e achava que ele iria gostar de ler a história. Ele amou, então, eu estava certa.


Escritora e livro de sua autoria
Clica na foto e conheça a loja da escritora
O que mais chamou atenção você nessa leitura?

O que mais chamou minha atenção nessa leitura foi ver a mitologia grega por um novo ângulo. Estávamos acostumados a assistir filmes sobre o tema que levavam ao pé da letra as histórias que aprendíamos na escola. Rick Riordan trouxe uma nova abordagem sobre o tema, com um garoto descobre que é filho de um deus.


Você apreciou a leitura com seu filho? Como foi a leitura?

Eu li depois que ele leu e ficou me dizendo como a história era legal. A leitura foi bastante agradável, o livro possui diálogos fáceis e muita ação. Ele é indicado para o público juvenil e jovem-adulto, mas os adultos que curtem livros de aventura também podem gostar. O Gui amou e já está terminando a segunda saga do autor, Os heróis do Olimpo, que traz os mesmos personagens, além de outros novos.

***

Primeiro dia de semana especial com Cristiane Broca, 
Amanhã tem mais dica dessa super mãe e escritora.
Até lá!




8 comentários:

  1. Cinco anos é perfeito e sua autora é talentosa, linda, gentil e muito humana.
    Desejo com toda força que ela continue brilhando sempre e quem tem como exemplo Cristiane Broca dentro de casa não tem como fugir as raízes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Obrigada, Sandra! Você é uma fofa!
      O Gui ama ler tanto quanto eu e é mais rápido para finalizar suas leituras!

      Excluir
    2. Obrigada ela oportunidade de participar dessa semana incrível, e com o Gui ela será ainda mais especial! #Aquiemcasasomostodosleitores.
      As pessoas sempre elogiaram o Gui por ele falar palavras difíceis que não são muito comuns para crianças, e pela sua inteligência e articulação nas conversas. E olha que ele gosta de conversar, hein! Será uma linda semana, não tenho dúvidas!

      Excluir
    3. Eu que agradeço por está participando da semana do escritor. Ter você neste quadro era um desejo grande que se concretiza nessa semana especial. Que fico muito fã.

      Muito fã do Clã Broca.

      Parabéns! Pela escritora que você é e nos divertir com suas lindas história.

      Mas Parabéns mesmo. PELO EXEMPLO DE MÃE QUE VOCÊ É!

      Beijos!

      Excluir
    4. Obrigada, querida! Você é uma menina linda, por dentro e por fora. Espero que dê tudo certo para você, que o blog cresça, e que muitos livros e escritores bons passem por aqui!

      Excluir
  2. Semana com a Cristiane! \o/\o/\o/
    Eu estava aguardando essa semana aqui no blog, sabia que uma hora chegaria.

    Essa atenção em passar o gosto pela leitura aos pequenos é muito bonita, lembro que nas vezes que encontrei a Cristiane ela sempre falou sobre o filho gostar de ler também e de seu cuidado em ensiná-lo a apreciar a leitura. Isso é fantástico! E realmente, se os filhos não verem os pais lendo, eles não despertarão a curiosidade para isso.


    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido escritor, há muito tempo venho desejando fazer esse quadro com a Cristiane. Finalmente saiu, e descobrir e desvendar essa super mãe, está sendo maravilhoso!

      É sem palavras! Estou fã do Guilherme também.

      E como você falou, exemplos vem de casa.

      Vamos ver nos próximos dias o que eles vão aprontar!

      Excluir
    2. Obrigada, Laplace e Patrícia! Espero que estejam gostando dessa semana comigo e com o Guilherme.
      Falar sobre literatura é sempre maravilhoso!!!

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo