Semana Escritor Especial Cristiane Broca: Resenha - Contos







Entra na lojinha da escritora clicando na foto, e conheça todo seu trabalho e obras.

Cristiane Diniz de Siqueira Broca nasceu em 9 de junho de 1984, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. Apesar de seu amor pela literatura, formou-se em Tecnologia da Informação. Em 2009 iniciou seu primeiro romance, Cinco Anos, lançado pela editora Ases da Literatura em 2013. Participou da antologia O último dia antes do fim do mundo, publicada pela editora Novo Século,e da antologia "Não é só por vinte contos", publicada pelo SKOOB, a maior rede social de leitores do Brasil. Atualmente a autora trabalha na continuação do romance Cinco Anos e escreve para o blog De Repente Trintei. Reside em Guaratinguetá, interior de São Paulo, onde divide o tempo entre a família, o trabalho e a escrita.

Conto 1:

O hábito de amar


Clica na foto e adquira por menos de 2,00
este lindo conto
Opção 1: O que você faria ao conhecer uma pessoa que já tenha seus próprios hábitos ou até mesmo manias e não estaria disposto a mudar isso.

Opção 2: O que você faria se fosse você, com os hábitos e manias, impedindo de levar uma vida.... digamos... mais natural e leve.

Por ser um conto curto, não irei citar nomes dos personagens, localização. É um  conto narrado em terceira pessoa.  Senti ao ler, a segunda opção, eu, meus hábitos, não querendo abrir mão deles, mas descobrir que há possibilidade de ser feliz sem ele.

Eu fui lendo esse conto curtinho e acreditem que fiquei nervosa.

A Cristiane Broca tem um dom de escrever personagens com personalidades fortes, daqueles que é difícil ceder. Esse conto fez eu lembrar um momento que estava lendo o livro dela Cinco Anos - Resenha clica aqui e que quase esmorrei o personagem Marcos, por ser cabeça dura. Quase fiquei louca. Até contei isso para a escritora e ela falou "Tenha paciência com o Marcos".

É claro, que isso é o mais gostoso. Sentir como os personagens fossem reais. Isso a escritora consegue fazer. Assim, senti o mesmo com esse lindo conto, tão curto e muito envolvente.



CONTO 2: 

Clica na foto
leia de Graça
Marcas do passado

"Não podemos mudar o passado, mas podemos, e devemos, escolher quem seremos no futuro" 


Para Tudo!

Que conto é este?
 Esse é um conto um pouco mais longo. O que amo, pois dá para sentir bem os personagens. É narrado em terceira pessoa.

Mariana. Beatriz e Estevão. Último ano de colegial e Estevão acaba de entrar na turma.

Uma cidade do interior, não é normal aparecer aluno novo no último ano, mas esse é um caso especial para essa turma. Ou seria especial para Mariana. O Fato, que toda vez, que os olhos de Mariana cruzava com o do colega novo, Estevão, ela sente lembranças do passado.

E que passado...

O conto por ser mais longo, sentimos bem, o drama dos personagens. E por se passar em um ambiente colegial, tudo fica mais gostoso.

Eu apreciei ele antes de iniciar o trabalho, e estou aqui recuperando, em choque, chorando litros, por Cristiane trabalhar maravilhosamente temas como: 

 o perdão,
  a família

Aliás! Esse é um dos motivos de eu ser vidrada no trabalho da escritora. A forma que ela trabalha ambos tema, sua:
  delicadeza, 
 sinceridade
o sentimento

Depositado em cada trabalho. É algo de deixar arrepiada por dias, qualquer obra que aprecio dela. Fiquei assim em Cinco Anos, pensando nas lições que o livro passa, e agora estou assim com este conto.

É possível um conto proporcionar ressaca literária

Sério! Queria não ler mais nada por alguns dias e ficar refletindo na vida no Estevão e Mariana.

Como me apeguei ao Estevão e como sofri com a Mariana. 


Por fim!

RECOMENDO!

Gente! É de graça. E  é uma maravilhosa forma de conhecer a escritora.

***

Esses foram os dois contos resenhados para Semana do Escritor Especial.
Amanhã tem mais.


Cristiane Broca, fica aqui minha admiração e fanatismo pelo seu trabalho. Você conseguiu se superar.
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo