Semana Escritor - Semana Pattal - O PASSO



ISBN-13: 9788591714360
ISBN-10: 8591714369
Ano: 2015 
Páginas: 334
Idioma: português 
Editora: ASES DA LITERATURA

O PASSO - Max continua apaixonado por Polly e não consegue esquecê-la. O sofrimento pela paixão não correspondida começa a consumi-lo e ele precisará da ajuda de seu amigo de infância, Gabriel, para lidar com a situação. Após um jantar na casa de seu médico, o craque da Seleção Brasileira e do Chelsea tem esperança de que as coisas comecem a mudar. No entanto, este é o menor de seus problemas. Enquanto se recupera de uma entorse no tornozelo no Brasil, bilhetes anônimos e misteriosos começam a aparecer ao mesmo tempo em que especulações da Mídia tiram a sua paz. Como se não bastasse, o tratamento leva mais tempo do que o esperado e o afasta da Seleção e de seu Clube, fazendo com que diminuam suas chances de disputar a primeira Copa do Mundo em seu país. A pressão que vem sofrendo de seu pai, Carlos, um ex-zagueiro que foi obrigado a encerrar a carreira devido a um acidente, tem gerado constantes discussões entre eles. 

De volta a Londres, o jogador acredita que sua vida terá uma virada se der o passo que há tanto tempo vem adiando. Um passo que ele julga ser capaz de levá-lo para longe de seus problemas, mas que também poderá distanciá-lo das pessoas que o amam.

A continuação de A Promessa traz ainda novidades sobre Polly, a “Menina da Voz de Ouro”; Sophia, uma Estudante que sonha ingressar na Marinha do Brasil; Luiz, um Publicitário viciado em trabalho e Mônica, uma Florista e Psicóloga decepcionada com os relacionamentos.

O Passo é uma obra que fala de amor, segredos de família, pressões que sofremos no cotidiano e nossa capacidade de lidar com elas. Além de mostrar a importância de refletirmos sobre as decisões que tomamos e suas implicações.



RESENHA:


Na Série Promessas o livro 1, A Promessa, Clica aqui para ler a resenha. O livro fala da Polly, e tem uma breve apresentação do jogador de futebol Max Máximo.

Em O passo, o livro conta com mais detalhe a vida do jogador Max. A narração é em terceira pessoa e são divididos em cinquenta e dois capítulos.
Calma!
Não fique apavorado, parece grande, porém os capítulos são curtos e tem muito diálogos, o que facilita muito a leitura. 


Assim como Polly,  Max também tem uma vida agitada no universo das estrelas. Max é um jogador de futebol famoso que no exato momento que se passa a narrativa, ele encontra-se em recuperação.

Ele joga no Chelsea, mora na Inglaterra (amei essa parte! Será?) com a família, o pai Carlos, a mãe Vera e a irmã Beatriz de 16 anos.

Porém, no momento inicial do livro ele está de passagem pelo Brasil, para o tratamento de saúde, o mesmo que o afasta dos gramados.

Paralelo a história de Max, conhecemos um pouco também de Mauricio seu personal, Fred seu empresario, Gabriel seu amigo de longa data, a Mônica novamente aparece, assim como os personagens Luiz e Franco, além de entrar o Dr. Guilherme com a família, esposa Sarah e filha Sopfia.

Alguns dos personagens tem sua importância, outros apenas passagens, e todos eles têm algum tipo de ligação.

No Rio de Janeiro sua vida segue uma rotina de treinamento, cuidados e acontecimentos que querendo ou não, muda sua vida ou muda seu olhar sobre a vida.

Mas nada está sendo fácil para o jogador. Ele ainda não consegue esquecer a Polly, e isso o deixa preocupado.

Quanto a vida e delicada relação pai e filho. Assim que inicia o segundo capítulo, entendemos os verdadeiros motivos do pai ser tão controlador com a carreira do filho. As brigas entre os dois são frequentes e deixando o ambiente do  lar brasileiro pesado,  com uma relação estremecida.

Mesmo assim, Max continua com os compromissos profissionais, não com a de jogador, mas sim fazendo trabalhos publicitários e participando de eventos voluntários.
Os dias passam e fatos continuam acontecendo, a cada capítulo uma surpresa, como por exemplo: o grande amigo Gabriel e seus sábios conselhos, alertando Max para esse sentimento nada saudável que ele cultiva pela Pollly.

Tem também o momento em que Fred tenta apaziguar as brigas de Max e Carlos.

Não demora muito, Max aceita o convite do Dr. Guilherme para um jantar, recebendo o jogador em sua própria casa, o Dr. faz questão de preparar o jantar.

E este jantar.... hummm.... 

Promete algumas mudanças na vida de Max.
No mesmo ritmo de vida da cantora Polly, Max também tem uma vida bastante exposta, e é isso que faz o livro ser enriquecedor. Tudo que ele faz ou deixa de fazer acaba saindo na mídia. Ter um vida normal, namorar, trabalhar, treinar, para um jogador ou namorado(a) de um famoso(a), não é algo tão fácil e simples.

Gradativamente novas revelações prende você na leitura e você fica imaginando como a vida de um esportista é intenso e muito louco, pois todos têm controle da sua vida, menos o próprio Max.

Ao retornar para Londres, decidido a dá um passo significativo na sua vida, ele se depara com mais problemas, e aquela famosa bola de neve, começa a crescer. 

E para melhorar o final a vida de Polly e Max vão se cruzar novamente.

Ou não?

Só lendo para entender a tumultuada vida de Max. E ficar na torcida para que tudo na sua vida fique bem, que esses acontecimentos ruins passe logo.

Gostei da narrativa, mesmo sendo bem detalhista, o escritor tem a preocupação de não deixar nos perder com algumas teorias, entendendo o universo do esportista. O amadurecimento da história de Max, como ele inicia e como aos poucos ele amadurece, com atitudes mais nobres e pensamentos mais positivos, mesmo diante de inúmeros problemas.
Sim! É um livro leve ao mesmo tempo intenso, onde trabalha os limites da relação humana, seja família, amigos ou meio de trabalho.

                                                                                             By:
www.patriciabritto.com






Um comentário:

  1. Só o Pattal para me fazer ler um livro onde o protagonista é um jogador de futebol. kkkkk

    Ainda não li O Passo, mas está na minha lista de desejados. Adorei saber que os personagens do primeiro retornam, principalmente a Polly. Vai ser bom revê-la após tudo que ela passou em A Promessa.

    Imagino tua alegria quando visse que parte da história se passa em Londres. kkkkkkk


    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo