Culturação - Blogagem Coletiva - Música e livros




O Mês de Setembro foi um mês maravilhoso no projeto Culturação, vejam todos os detalhes  Aqui.

As opções literária foram:


21/09 – Dia do Rádio
27/09 – Dia do Cantor e da música Popular Brasileira – “Nhem nhem nhem”

Tem gente que não vive sem música e tem música para todos os tipos de gosto. Algumas pessoas necessitam dela como fonte de inspiração para escrever, já outras preferem o silêncio. Algumas gostam de rock, pop, forró, reggae, música eletrônica, blues, outras gostam de funk, rap e sertanejo. Para estes e todos os outros tipos de apreciadores da boa música (outras nem tão boa assim – abafa), nossa missão será criarmos duas playlists:

- uma para os momentos em que estamos inspirados ao escrever nossas postagens;
- e outra para aqueles momentos de tédio em que nos falta inspiração.

Alternativa Literária: Escolha 06 livros, pode ser os que você mais gosta, ou pode ser também aqueles que você não conseguiu digerir. Ou quem sabe uma mistura dos dois? Associe-os à músicas, cada um com sua trilha sonora particular. Não esqueça de especificar o motivo da escolha. 


22/09 – Dia dos Amantes – <3


Ahhhhhhh o amor! O que seria do amor sem os amantes? E o que seria dos amantes sem o mais nobre de todos os sentimentos: o amor? Nossa tarefa será transformar o amor em palavras escritas. Sabe aquela história de amor que você viveu? Ou alguém da sua família, ou um amigo, amiga, vizinho? Serve até mesmo uma história fictícia. Nossa missão será transportar essa história para o papel a fim de contagiar nossos leitores com tanto amor.

Alternativa literária: Você recebeu a visita do Gênio da Lâmpada Literário. Ele te concedeu três desejos, sendo possível realizar apenas um a cada dia. Por se tratar de um Gênio Literário e estarmos comemorando o Dia dos Amantes, escolha um livro por dia, durante três dias, para viver a vida do protagonista. Quais seriam seus livros escolhidos? Nos braços de quem você gostaria de estar durante estes três dias? Não esqueça de especificar o motivo. :D


Irei Responder os dois, começando pela primeira opção 

21/09 – Dia do Rádio
27/09 – Dia do Cantor e da música Popular Brasileira – “Nhem nhem nhem”


***

Livro e Música 1


Não aprendi dizer adeus - Leonardo, comemorando 50 anos, conta a sua história desde a infância com o irmão Leandro à sua brilhante carreira solo. E revela algo que poucas vezes se viu no Brasil: a trajetória de sucesso de um dos maiores ídolos sertanejos de todos os tempos. 
Vindo da pequena Goianápolis, Leonardo transformou a música sertaneja com modernas canções românticas que atingiram campo e cidade, interior e litoral. Ao longo de duas décadas, levou a música a um povo sedento de felicidade e vendeu mais de 30 milhões de discos, com canções que hoje fazem do DNA da cultura do país, como "Pense em mim", "Eu juro", "Um sonhador", "Entre tapas e beijos"e, claro, "Não aprendi dizer adeus", que empresta o título a este emocionado relato. O cantor relembra a infância difícil, a perseverança dos primeiros tempos, as traquinagens, a luta de Leandro contra a doença (que o levaria em 1998) e muito mais. Prepare-se para a emoção.

A música que associo a este livro é do próprio cantor, e imagino apreciar a leitura deste livro com a música Beber, beber. Pois é a cara dele, tem um humor na música que combina com ele.

Letra da música aqui Aqui
"Segunda-feira eu vou pro bar

Terça-feira eu vou também

Beber, beber, beber, beber
Quarta é pra comemorar
Quinta não tem pra ninguém
Beber beber beber beber"

   Livro e Música 2:

Um Amor Para Recordar - "Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem...
Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço.
Esta é a minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e depois, chorar - não diga que não avisei."
Landon Carter


    Música


" I said I didn't come here to leave you
I didn't come here to lose
I didn't come here believing
I would ever be away from you
I didn't come here to find out
There's a weakness in my faith
I was brought here by the power of love (love)
Love by grac "




"Eu disse que eu não vim aqui para deixar você
Eu não vim aqui para perder
Eu não vim aqui acreditando
Que nunca ficaria longe de você
Eu não vim aqui para descobrir que
Há uma fraqueza em minha fé
Eu fui trazida aqui pelo poder do amor
O amor pela graça"


Link: Música completa clica aqui

A música tem dor, fala de um amor perdido que não era para ser perdido, acho que tem tudo haver com o livro. Esse livro e essa música me faz chorar horrores.


   Livro e Música 3


Virtus - Salma é uma jovem bem-sucedida, em uma fase excepcional da vida. Prestes a casar-se com Heitor, o homem dos seus sonhos, é escolhida pelo milionário Victor Adamatti para presidir o conceituado escritório de advocacia em que trabalha. Realizada afetiva e profissionalmente, não esperava mais nada da vida. Porém, ao assumir um novo caso de divórcio, conhece o famoso tenista escocês, Paul Lewis, que depois do seu segundo casamento, perdeu a crença no amor.

Rico, charmoso e muito popular, ele descobre uma trama que a envolve. Depois de tentar alertá-la, fica perplexo diante da sua incredulidade. Impulsivo, rouba-lhe um beijo na festa em que seria nomeada a nova presidente da V.F. Adamatti Advogados. Tal rompante intempestivo ceifará tudo que Salma havia conquistado: carreira, reputação e, principalmente, seu grande amor.

No fundo do poço e ainda aturdida com os fatos, entende que apenas Paul poderá restituir-lhe a vida, como outrora existia. Movida pelo ódio e desespero, viaja para a Escócia com a roupa do corpo em busca de uma retratação pública. Nessa jornada, toma decisões precipitadas e inconsequentes que a colocam ainda mais em perigo. Sem dinheiro, documentos e prisioneira, descobrirá que a vida pode reservar surpresas inimagináveis e que nem sempre tudo o que se mais deseja, traz felicidade quando conquistado.

Música:


Gente! juro que não sei em que momento colocaria essa música. Como ela é instrumental, achei melhor compartilhar com um vídeo da música.
O que me fez associar essa música com o livro, é que além do título que tem tudo haver, o protagonista é um esportista. Para mim todo esportista é merecedor de um tema, ou melhor dessa linda música (amo música instrumental)

Livro e Música 4 - Dobradinha do Nicholas (será que gosto?)


A Escolha - Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta.
Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever.
Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?







Música: 

I Can see Cleary Now Jimmy Cliff

"Oh yes, I can make it now the pain is gone
All of the bad feelings have disappeared
Here is the rainbow I've been praying for
It's gonna be a bright (bright)
bright (bright) sunshine day"


"Agora sim... a dor foi embora
Todos os sentimentos ruins desapareceram
Aqui está o arco-iris pelo qual tenho rezado
Será um brilhante dia de sol
Brilhante dia de sol"


A música fala que com fé, o arco-iris brilha no final. Tudo haver com o livro. Linda música, lindo o livro.


Livro e Música 5:


Seis Anos Depois - Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la.

Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos.

Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa.

Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.

Em Seis Anos Depois Harlan Coben usa todo o seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde.

Música: 


"I have climbed the highest mountains
I have run through the fields
Only to be with you
Only to be with you

I have run, I have crawled
I have scaled these city walls
These city walls
Only to be with you"



"Eu escalei as mais altas montanhas
Eu corri através dos campos
Apenas para estar com você
Apenas para estar com você

Eu corri, eu rastejei
Eu escalei estes muros da cidade
Estes muros da cidade"

O livro é um suspense do início ao fim da leitura, e o camarada passa o livro tentando desvendar um mistério e suspense de um desaparecimento. E como ele faz coisa para chegar no final, objetivo final. 


Livro e Música 6

Como eu era antes de você - Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.



Música:

Link: Recomeçar - Tânia Mara (vagalume)


Despertar, sob a luz de um novo dia e renovar

Encontrando nova força para Amar
Em tempos difíceis

Descobrir
Sem querer o quanto é frágil
Decidir
Escolhendo cada passo onde ir
Num futuro incerto

Não é fácil, prosseguir apagando da memória
Tudo aquilo que fez a nossa história
Nossa vida de novo começar

Sem muita explicação, a letra por si só explica todos os motivos da escolha. Amo muito a letra desta música. 



É isso pessoinhas, este foi o post em homenagem ao cantor e música popular brasileira. Espero que tenham apreciado.

Ainda está semana tem mais post Culturação

Beijos
Até




2 comentários:

  1. Paty que post mais lindo que ficou o seu! Sou apaixonada por Roupa Nova e música instrumental. Uma das minhas favoritas é "Kisses and Cakes" tema do filme "P.S: Eu te amo" gente é linda demais! E a Tânia? Eu amo essa música dela! E realmente parece muito com a história né? No meu caso ouvi "Vento no Litoral" da Cássia Eller e Renato Russo. De peso não? kkk. Chorei horrores uma madrugada inteira por esse livro ouvindo essa música...
    Mil beijos linda! entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anya sou louca por musica instrumental, amo ler ouvindo a harmonia dos instrumentos. Vou pesquisar e conhecer Kisses and Cakes.
      Eu sou alucinada por Tânia, mas sua escolha Cassia e renato está a a altura.

      Amo sua visita.
      Beijos

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo