Semana Escritor - A Promessa - M. Pattal




ISBN-13: 9788591714322
ISBN-10: 8591714326
Ano: 2014

Páginas: 255
Idioma: português 
Editora: Ases da Literatura


SINOPSE

A PROMESSA - Promessas são feitas para serem cumpridas. Pelo menos era assim que Polly pensava em sua adolescência quando fez uma promessa que não conseguiu manter, principalmente após ocorrer uma tragédia em sua família a qual ela culpa o pai de ser o responsável. E tudo piora quando ele decide abandonar o lar deixando-a para trás, o que faz surgir no coração de Polly um ódio mortal.

Na companhia de sua mãe, Angela, Polly consegue uma virada em sua vida, tornando-se uma estrela pop, através de um sucesso repentino ao ser descoberta em um Reality Show musical. Mas apesar da fama e do sucesso, as coisas não vão bem em sua vida pessoal, discussões constantes com a mãe e seu namoro com Renan que parece estar perto do fim, ainda mais quando ela conhece Max, um jogador de futebol que começa a mexer com o seu coração.

Conseguirá Polly perdoar o pai e se entender com sua mãe? Estará ela disposta a manter o seu namoro, mesmo parecendo estar por um fio? E o mais importante, será capaz de enfim cumprir A Promessa?

Uma história de amor e redenção que nos fala sobre situações que enfrentamos, como culpa, medo, mágoa e nos mostra até que ponto somos capazes de perdoar, ser perdoados e cumprir as nossas promessas.




RESENHA:

Aquilo que você mais valoriza será perdido, até que aquilo que você perdeu seja mais valorizado." (128)

A Promessa é uma leitura que edifica a alma. Leitura leve e profunda. Daquelas que você fica imaginando, e se fosse com você?

O livro fala da fama, imprensa, glamour, sucesso, dinheiro rápido, mas fala também com muita riqueza, da Fé, do perdão, das consequências de alimentar a raiva e rancor, e das consequências das fraquezas e suas atitudes. 

O mesmo tem narração em terceira pessoa e muitos personagens. Mas são personagens importantes, necessário que faz parte da vida da Polly. A narrativa é rica em detalhes, fazendo assim chegar a quase 300 páginas.

Então vamos de fato a estória.

A Polly tem uma vida de estrela musical, é tanto que tudo inicia no evento Rio Non-stop, um festival de música que encontra em sua terceira edição.

Polly é conhecida como "A menina da voz de ouro" e é uma das grandes atrações  do Rio Non-Stop. 

Para sua carreira chegar a esse sucesso, ela comanda uma equipe enorme de profissionais que vai além da banda, e é neste ponto que entra os numerosos personagens, como: Franco e Luiz que faz parte dos cuidados administrativos e Marketing tem também o Jaime seu personal Stylist; Mauricio Personal Trainer; Isadora a coreógrafa; seu Hair Stylist; Mônica e Joana;  Ângela e Sidney seus pais, a tia Shirley Renan o namorado e Max um jogador de futebol.

Muitos personagens é importante e decisivo no caminhar da história de Polly, outros têm breve passagem, deixando a leitura movimentada.

Os primeiros capítulos contam um pouco a vida de Polly, sua vida de estrela e como ela é em casa. Ela não gosta do seu nome, encontra-se brigada com o pai, tem uma relação boa, de muito afeto e proteção com a mãe D. Ângela. E seu namoro está morno, mas somente por parte dela, deixando Renan preocupado.

"Então, Ângela me disse que Polly ficou arrasada com a minha partida...prometi que seria fiel à mãe dela até o fim ...fui fraco e preferi fugir. " (25)

A relação de Polly com seu pai Sidney é turbulenta por conta da morte do seu irmão Victor. Fazendo Polly culpá-lo por essa perda e provocando Sidney a optar a morar nos EUA com a irmã Shirley.

O drama do livro baseia nestes dois fatos, a perda do Vítor e a carreira musical da protagonista Polly.

"Já te falei que se você for se importar com tudo que a mídia diz sobre você, vai se estressar à toa." (25)

Lá para o capítulo dez, entra o personagem Max, um jogador de futebol, que mora e joga na Inglaterra no time da Chelsea. Tem residência no Brasil, onde vem de vez em quando nas suas férias com a família.

Max encontra-se no Brasil para tratamento, na qual impede no momento de dedicar-se a carreira esportista. A chegada dele e aproximação com Polly deixa Renan mais inseguro e enciumado.

E é com a entrada de Max que A Promessa começa a esquentar

"...antes eu desejava ir, mas não tinha dinheiro; hoje tenho dinheiro, mas não tenho tempo."(65)

Polly se encanta com Max, e Max também encontra-se hipnotizado pela cantora. Este é o detalhe.


Ela é cantora famosa...


Encontra-se na mídia com bastante frequência, logo, paparazzi não sai da sua cola, e isso gera notícia maldosa e interesseira. E com essa imprensa suja Polly é curta, educada e irônica.

Com isso Renan decide conversar na casa de Polly e os dois acabam discutindo.

Muitas coisas acontecem paralelas a essa indecisão de Polly, namoro longo frio, encantamento com jogador de futebol, fazendo assim ela procurar por algumas respostas e ajudar a Mônica. 

E é neste momento que acontece uma fatalidade com Polly que vai a fazer repensar nas suas atitudes, nas suas escolhas, nas suas decisões e principalmente, na Promessa.

Imagine você ter uma profissão que ama e ser ameaçada justamente pela falta do ingrediente principal. Qual seria essa ameaça na música?

Só lendo A Promessa para descobrir.

O fato, que essa fatalidade na vida de Polly repensar no seu pai e fazer uma viagem que mudará sua vida. E quando aproxima nos dez últimos capítulos, revelações surpreendente são exposta, deixando nós leitores chocado.

Até onde a raiva e o ódio podem nos levar.

Mais uma vez indico ler A Promessa

Reforço como a história da Polly era e como foi conduzida. Muito curioso conhecer os bastidores da música, como envolvem gente neste universo. Amei a Música A Promessa, o sentido dela. O livro é muito bem trabalhado.



 Sim! recomendo. Pattal conseguiu escrever uma estória que uniu vários sentimentos, nem sempre bons. Com sabedoria conseguiu trabalhar os temas. Agora é partir para a leitura "O Passo". Sei que esse, passará em Londres, portanto já amei. 

Patrícia Brito 

2 comentários:

  1. Já li A Promessa e gostei, mas falta eu ler O Passo ainda. E, se não me engano, essa série ainda terá mais 2 livros, pelo menos. Lembro do Pattal ter dito uma vez no facebook que o 3º livro já está pronto, só falta publicar. Vamos acompanhar Polly e o restante do pessoal por um tempo ainda.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Louca para ler o terceiro e saber como essa história vai terminar.
      Adoro sua visitinha ;-)

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo