Semana Laplace - Resenha:Passos de Universitário: Construindo uma Carreira Universitária de Sucesso

RESENHA ou DESABAFO?
Mas não posso deixar de falar dessa obra


SINOPSE:
Passos de um Universitário - Definir o futuro da sua carreira profissional não é uma tarefa fácil, e é uma escolha sua! É você quem passará as décadas seguintes da sua vida trabalhando na área da graduação que escolheu. Uma vez que entramos na faculdade, o que devemos fazer? Como mergulhar nesse universo que, para muitos, é onde terão seu primeiro contato com o tão competitivo mercado de trabalho? Como aproveitar e criar oportunidades na universidade para se capacitar, e crescer academicamente e profissionalmente? Não entre em pânico! Você encontrará as respostas que precisa.

RESENHA:

Mais um livro surpreendente chega nas minhas mãos para eu resenhar.  

Iniciando a Semana Laplace muito bem.

O livro é em e-book e é narrado pelo escritor a sua experiência, jornada e aventura universitária. Paralelo a isso, ele passa algumas dicas de como encarar esse mundo tão sonhado e esperado por jovens no mundo inteiro.

O Livro é dividido em nove pontos de vista do escritor e começa antes mesmo da vida universitária ser iniciada. São eles:
1. Muita Calma nessa hora;
2. Novo Mundo;
3. Mergulhando mais fundo;
4. Eu...É...Quer dizer...Deu Branco;
5. Vote em mim;
6. Networking;
7. Comandando o exercito;
8. Exportando a mão de obra;
9. Ciclo completo.

Logo no primeiro tópico ele narra a experiência da pressão que  sofreu para escolher o seu curso. Eu passei mal de rir com essa aventura (desculpa Laplace! ). Senti que essa leitura prometia ser top, pois cada linha resultaria em uma viagem ao tempo. 

Eu já passei por duas graduações. Uma, ainda muito nova, e a segunda, já com uma leve carga de vida nas costas. E é impressionante como narrativa do autor alude o leitor, principalmente se o mesmo já vivenciou as experiências relatadas. E é  obrigatório para os jovens que ainda não escolheu sua profissão.

"é interessante como as pessoas debocham de determinados cursos sem saberem até onde você pode chegar"


 Laplace  continua sua narrativa, contando seu início no mundo universitário.

"Você não será a mesma pessoa depois da faculdade"

Descrevendo sua experiência nos primeiros meses de faculdades. Oferecendo dicas e ótimos conselhos para aqueles afobados, amantes de colecionar livros logo na primeira semana de aula.

"Tem gente que pensa que faculdade é igual a colégio, basta estudar e passar nas provas. Chegando lá descobre que vai muito além"

Tem um trecho nessa parte que Laplace enfatiza a questão de organizar seu horário de estudo. Sempre achei isso importante. E ele narra bem esse trecho como um dos pontos primordiais  para construção da carreira. Principalmente se você trabalha e estuda; ou até mesmo quem só estuda. Organizar é o primeiro passo.

E a leitura fica mais deliciosa no decorrer das páginas, pois cada tópico uma lembrança forte. Mergulhando fundo, o escritor aprofunda o mundo dos trabalhos acadêmicos, Trabalho em grupo, apresentação. 

"Quanto mais inovar, mais vencerá seus limite"

Não tem como não observar seu lado pessoal universitário. No meu caso, minha primeira graduação desenvolvi bem suas dicas,  porque não é um curso mecânico, o turismo trabalha com criatividade. Mas, na contabilidade não desenvolvi nada bem as  mesmas dicas, pois foi um curso que não fiz obrigada, mas também não estava disposta a cursar e, quanto mais conhecia a profissão, mais desestimulada ficava.

Em seguida Laplace fala  das apresentações de trabalhos, como devem ser trabalhados. O saber "falar em público"

"Vote em mim", ele explana a importância de ser líder de turma, votação, campanha, as características principais para um bom desenvolvimento do cargo. E também Laplace fala da importância do Networking.

"Quando se trata do meio profissional, quanto mais contatos você tiver, mais oportunidades você terá para você mesmo e para ajudar outras pessoas"

É importante as amizades e conselhos profissionais. Até mesmo aqueles profissionais que não conhecem pessoalmente, mas que o carinho é o mesmo. Principalmente quando encontra-se profissionais que tem disposição a ajudar e não olha como mais um concorrente. 

Já finalizando o livro, Laplace fala da exportação de mão de obra, que nada mais é, você entrar no mercado. O momento certo, a procura, estágio, currículo. 

"Tudo será uma experiencia válida e que nunca se repetirá da mesma forma..."


O livro é curto mais aduz, não é ficção, mas como Laplace narra, o leitor imagina cada cena, cada ambiente. Um livro delicioso de se apreciar  e saber que as suas experiências não foram vivenciadas sozinho. Muita gente passou pelas mesmas labutas.

É um livro que as escolas de ensino médio deveriam trabalhar. Ele é uma forma de trabalhar e preparar os alunos ao mundo acadêmico. Imagine assistir uma palestra deste livro, deve ser uma experiência imperdível, as escolas  deveriam proporcionar aos alunos. 
O Livro foi considerado pela Exame como um dos melhores livros de 2014 para inspirar a carreira. Isso não é uma surpresa. Quem apreciou a leitura sabe como é importante este livro.
Vejam a matéria clicando na foto:



***
                                                                                                                 BY:
www.patriciabritto.com

2 comentários:

  1. Muito obrigado por essa semana especial, Patrícia! É uma honra e já estou amando no primeiro dia. Amei a resenha de Passos de um Universitário, você captou bem a mensagem do livro. :)

    Autor de Passos de um Universitário
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A honra é minha! Espero que realmente goste. Foi uma semana elaborada com muito carinho. Retribuindo todo carinho que você sempre obteve com este blog, sempre acreditando. A semana apenas iniciou. Vamos que vamos!

      Abraços

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo