Entrevista da semana: Blog Estante Jovem - Paulo Henrique


Entrevista da Semana é com o blog Estante Jovem, comandado por Paulo Henrique, rapaz super bacana, que nos apresenta, seus gostos literários, fala um pouco do blog e projetos. Vejam




"Olá! Eu sou o Paulo Henrique, tenho 20 anos, mas já passei por várias vidas através das páginas dos livros. Amo ouvir boa música (Rock N'Roll) no último volume, assistir séries de TV, filmes e viajar. E claro: Livros!"


1.  Como surgiu seu amor pela leitura? Alguém incentivou?
Minha paixão pelos livros surgiu assim que aprendi a ler, mas eu comecei a devora livros um atrás do outro foi quando eu comecei a sétima série do fundamental. A tia da biblioteca me emprestava livros até no período de férias, algo que era proibido pelo regimento do colégio. Meu pai sempre gostou de ler, talvez eu tenha herdado esse habito dele.

2. Qual foi o primeiro livro que você leu? Como foi essa experiência? 
Meu primeiro livro foi uma fabula, se não me engano era “A cegonha e a raposa”. Lembro te ter lido tantas vezes que tenho a estória decorada (risos).

3. Qual dos livros mais emocionante que você apreciou a leitura? Conte essa experiência.
Acho que foi Harry Potter - As Relíquias da Morte. Para quem leu ou assistiu o último filme, As Relíquias da Morte é devastador e também há todo um contexto, eu cresci lendo as aventuras do bruxinho e quando o As Relíquias da Morte foi lançado foi como se tivesse perdendo amigos que conviveram comigo durante tantos anos.

4. Já teve algum livro que você decepcionou ao ler? Conte sua experiência. 
Minha mais recente decepção foi “Não Pare!”, FML Pepper. Para uma trilogia tão comentada na blogosfera o primeiro livro foi terrível, até então nunca tinha lido uma estória tão ruim e sem sentido. Desculpem os fãs, mas essa é a minha humilde opinião.

5. Você prefere livro único, série ou trilogia?
Ultimamente estou dando preferencia a livros únicos, porém tenho várias trilogias que preciso terminar; sempre começo a leitura e os últimos livros vão ficando sem serem lidos.

6. Qual melhor Série que você já leu ou que tem vontade de ler?
Costumo dizer que tenho uma divina trindade; Gaiman, Rowling e Tolkien. Não consigo escolher apenas um, então seriam; Sandman, Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

7. Qual a melhor trilogia que você já leu ou tem vontade de ler?
Melhor trilogia ever, Jogos Vorazes.

8. Te alguma escritor(a)  brasileiro(a) que você admira? Que aprecia a escrita ou algum livro especial?
Tem sim, Patty. Minha queridinha é a Roberta Spindler, autora de vários contos, grande escritora de ficção fantástica e do recente lançamento A Torre Acima do Véu. E admiro muito o trabalho da Carolina Munhoz.

9. Qual escritor internacional que você Admira? 
Essa é fácil; Neil Gaiman, J.K Rowling e J. R.R. Tolkien.

10. Já conheceu algum escritor pessoalmente? Se sim, conte como foi seu dia de fã.
Na verdade já conheci alguns; Marcelo Tas, Raphael Montes, Fabrício Carpinejar, Santiago Nazarian e a Paula Pimenta. Assim, todos foram muito simpáticos, são muito atenciosos e até peguei algumas dicas com eles sobre escrita e publicação.

11. Já leu algum clássico? Se sim, qual? Gostou?

Eu leio muitos clássicos, posso citar aqui Drácula, O Morro dos Ventos Uivantes, Odisseia, Dom Casmurro, 1984, Antologia Edgar Allan Poe. A literatura contemporânea é muito boa, mas é importante conhecer os cânones e dai conseguir identificar influências, o que é clichê e o que é inédito. Considero isso importante para quem escreve sobre livros.
 .
12. Quais estilos de livro você curte?
Ficção Fantástica, Ficção Cientifica e Terror.

13. Qual estilo de livro e leitura que você não gosta?
Romances, eu até leio, mas não é algo que aprecio, auto-ajuda e os livros hots.

14. Você gosta de ler isolado, em um canto silencioso? Com música? Ou não importa local e barulho ambos não atrapalhar sua leitura?
Patty, tenho um sério problema de concentração. Até se meu celular estiver perto atrapalha minha leitura, preciso ler isolado, longe de distrações.

15.  Tem alguma música que você acha que daria um belo livro?
A primeira opção que me vem a mente é Eduardo e Monica, mas a musica já é praticamente um livro, né. November Rain, Guns N Roses, também daria um ótimo enredo.

16. Você ler todos os livros que compra?
NÂO. Ano passado estava bem mais consumista, comprava livros só por estarem em promoção, mas minha mentalidade mudou muito, estou comprando apenas os livros que realmente quero ler.

17. Você já teve e abandonar alguma leitura? Conte para nós a experiência, o motivo.
Não costumo abandonar leituras. Se eu paguei por aquele livro e leio até o fim, por pior que seja. Aconteceu com “Não Pare!” e “O Teorema Katherine”, os piores livros que li em toda minha vida, mas com muita persistência consegui terminar.

18. Qual a leitura atual? Ou Quais leituras atuais?
Então Patty, no momento estou empenhado em terminar meu primeiro romance, depois de participar de várias antologias resolvi me arriscar em escrever algo mais trabalhado, por isso minhas leituras e até o blog estão meio de lados. Comecei três livros; A Luneta Âmbar, Insurgente (como eu gostaria de terminar esse antes da estreia do filme) e Ensaio Sobre a Cegueira.


19. Quanto à mídia brasileira, como você ver a relação da mídia com a literatura? 
Não acompanho TV aberta, no máximo, assisto meu futebol ao final de semana, mas acredito que estamos tendo um maior destaque. Recentemente um livro da Carolina Munhoz apareceu em alguma novela da Globo e essa exposição acaba influenciando os telespectadores. Ainda é muito pouco, por isso, nós, blogueiros, precisamos continuar formando opiniões e indicando bons livros.

20. Como você vê as feiras atualmente? Já foi em alguma? Se sim, Conte para nós como foi a sua visita?
A minha cidade faz uma das maiores feiras literárias da região todos os anos, e claro, sempre marco presença. Não vejo muita vantagem em relação aos preços dos livros, mas o que acho importante é o contato com nossos ídolos, conhece-los como pessoas. Um ótimo exemplo foi na última feira em que a Paula Pimenta tocou violão e cantou uma música com a galera. Essa interação é incrível.

21. Você já teve vontade de escrever algum romance?Livro? Se sim, e for possível dividir, conte como foi ou esta sendo a experiência. Quais dificuldades encontradas nessa aventura de escritor?
Assim, até um tempo nunca me imaginei escrevendo, mas depois de me arriscar a publicar alguns textos no blog e se aceito em todas as antologias que participei, confesso que meu ego deu uma pequena inflada. Um sentimento de Yes, We Can.
Estou aproveitando esse tempinho que estou desempregado para terminar o rascunho do livro. E como principal dificuldade é a duvida se meu esforço vai render frutos, escrever é muito mais que se sentar em frente ai computador e digitar, requer pesquisa, muito trabalho e dedicação. Mas apesar de tudo esta sendo uma delicia. Quando tiver terminado o rascunho e você quiser ler posso te mandar, pois é muito importante a opinião de outras pessoas.

BLOG



                                                           Entra e conheça blog Estante Jovem, clicando na foto

22. Vamos falar um pouco do seu blog, que não deixa de ser um trabalho. Como surgiu a ideia do blog? Desde quando ele está no ar?
O blog surgiu em Novembro de 2013 e comecei leigo. Não sabia nem como colocar uma imagem nos posts (risos). Mas graças a várias pessoas incríveis que encontrei nessa jornada as ideias foram surgindo e hoje conto com três colaboradoras para me ajudarem com o Estante Jovem.

23. Quais as primeiras dificuldades encontradas com o blog?
Tudo era dificuldade, como disse antes, eu era uma anta em matéria de blogagem. A monotonia das mesmas postagens, o layout que não agradava e não sabia como mudar, ver blogs menores que o seu, blogs que não tinham dez resenhas ou que posteriormente foram acusados de plagio, serem aceitos como parceiros das editoras e o Estante Jovem não. Ainda bem que minha mentalidade quanto as parcerias mudou muito, senão não estaria mais escrevendo no meu cantinho literário.

24. Como é o ritmo do blog? Quando ocorrem as atualizações?
Esse ano nossas atualizações acontecem diariamente e estamos ampliando as áreas de interesse, falando sobre os vários gêneros da literatura, filmes, séries.

25. Você tenta passar alguma mensagem com seu blog? Ou simplesmente o blog é seu amor por leitura?
A mensagem é; Leia, não importa se é YA ou clássico, físico ou e-book, o importante é ler. Odeio esses pseudo intelectuais que menosprezam a literatura contemporânea. Como tudo na vida precisamos de inovação e se ficarmos preso apenas aos clássicos como a literatura vai evoluir?

26. Quando você recebe livros (ou compra livros) para resenhar no blog, você tem algum critério de prioridade? Ou é por  ordem de chegada?
Tento ler os recebidos de parcerias com escritores primeiro, porque se eles tiveram o trabalho de escrever um livro e depois envia-lo a mim, tenho que tratar com o mesmo profissionalismo. E tirando o mês de outubro, onde leio apenas livros de terror, os livros que compro vai da vibe mesmo, ou de alguma estreia de um filme no qual quero ler o livro antes. É muito aleatório.
 
27. Qual importância você acha que tem os blogs literários para a literatura?
Querendo ou não, somos formadores de opinião e principalmente para a literatura nacional, nossa divulgação e o feedback é muito importante para o sucesso de uma obra, por mais que ela seja um desastre, como aconteceu com  a trilogia Não Pare!



28. Qual mensagem você deixa para colegas blogueiros(a) apaixonados como você pelo mundo da leitura.
Essa é difícil Patty, mas vou deixar uma mensagem bem simples; respeitem o blog alheio. Recentemente vi casos de plagio e de blogueiras quase se matando para serem aceitas como parceiras de certas editoras. E faça o que goste.

29. Deixa seu recado sobre seu blog? Alguma novidade, promoção, resenha, quais as novidades que podemos esperar.

O Estante Jovem está repleto de promoções e resenhas, atualizações todos os dias e vários projetos estão a caminho. Passem lá e conheçam meu cantinho, se quiserem conhecer meu trabalho como escritor os links para as antologias no qual participei estão lá também. 



"Paulo, uma das coisas que amo nessas entrevistas é justamente quando encontro e conheço pessoas com hábitos de leituras diferente ao meu. Isso eleva a alma e os hábitos literários. Amei cada resposta sua, alguns livros que você mencionou já estão na minha lista. E espero muito em breve conhecer sua obra e resenhar aqui no blog. 
Todo sucesso do mundo para ti."
Paty.



2 comentários:

  1. Oi, Paty!
    Que honra participar dessa entrevista. Estou me sentindo famoso kkk. Fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu e pode contar comigo para seus projetos.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido pela participação! Foi super divertido sua entrevista. Aprendi muito.

      A honra foi toda minha.

      Abraços

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo