Entrevista Blog - Obras de um Jovem escritor - Vinícius Vieira


O mundo literário é surpreendente, e cada vez que encontro um rapaz apaixonado por esse universo, fico encantada.
Então dessa vez dediquei em entrevistar dois blogs comandados por rapazes que tem um amor literário assim como eu e outros blogs.
Hoje apresentarei Vinícius, que comanda o blog Obras de um jovem escritor . O blog dele é lindo, com texto de sua autoria. Texto bem diversos e envolvente. 

Então! vamos a entrevista.



1. Como surgiu seu amor pela leitura? Alguém incentivou?

Meu amor pela leitura surgiu quando eu tinha 14 anos. Quem incentivou foi minha mãe.

2. Qual foi o primeiro livro que você leu? Como foi essa experiência? 

O primeiro livro que li foi Onze Minutos, do autor Paulo Coelho. Foi uma experiência muito bacana, porque foi lendo este livro que eu ganhei gosto pela leitura.

3. Qual dos livros mais emocionante que você apreciou a leitura? Conte essa experiência.

Dos livros que já li, os mais emocionantes foram os Livros da série Fallen, da autora Lauren Kate. Eu encontrei o segundo livro (Tormenta) na biblioteca do SESC aqui em Goiânia. Só fui me tocar que era o segundo quando tinha começado a ler, mas continuei a leitura mesmo assim. Quando acabei fiquei tão apaixonado pela história que comprei o primeiro livro e comecei a ler. Depois comprei o segundo e o reli e depois adquiri o terceiro e o quarto. É uma história que simplesmente amo de coração.

4. Já teve algum livro que você decepcionou ao ler? Conte sua experiência. 

Me decepcionar mesmo não. Sempre antes de ler um livro olho a sinopse e o título, e só o leio se ambos me agradarem. Claro que tiveram livros que amei e outros que gostei menos, mas no geral nunca me decepcionei com nenhum.

5. Você prefere livro único, série ou trilogia?

A princípio eu diria que não faz diferença pra mim. Mas se eu pensar bem, devo dizer que prefiro séries maiores que trilogias. Isso porque eu odeio quando uma história acaba. Para mim a pior parte do livro eh o fim dele. Por isso gosto de séries, porque elas levam mais tempo para acabar.



6. Qual melhor Série que você já leu ou que tem vontade de ler?

Sem dúvida alguma a que mais gosto é a série Fallen. Sou simplesmente apaixonado por ela.

7. Qual a melhor trilogia que você já leu ou tem vontade de ler?

Tentei me lembrar de alguma trilogia que eu tenha lido ou que tenha vontade de ler, mas não tem nenhuma. Os livros que já li são únicos ou séries maiores que três livros e não me lembro de uma trilogia que eu tenha vontade de ler. Já comecei a ler o senhor dos anéis, mas não terminei nem o primeiro livro.

8. Te alguma escritor(a)  brasileiro(a) que você admira? Que aprecia a escrita ou algum livro especial?

Paulo Coelho é o autor que admiro, não por ele em si, mas pelos livros dele que acho muito interessantes e legais.

9. Qual escritor internacional que você Admira? Por quê?


Admiro Lauren Kate por ter escrito minha história favorita, J.K.Rowling por ter escrito Harry Potter (que é uma história fantástica) e J.R.R.R Tolkien por ser um escritor e um Fantasista incrível.

10. Já conheceu algum escritor pessoalmente? Se sim, conte como foi seu dia de fã.
Não, infelizmente não tive a sorte nem o prazer de conhecer um escritor pessoalmente. Aqui em Goiânia a escrita não é muito divulgada nem é uma atividade muito comum. E para piorar não são comuns eventos literários como os que acontecem em outras capitais.


11. Já leu algum clássico? Se sim, qual? Gostou?

Já li Dom Casmurro. Amei o livro. Achei simplesmente fantástica a história. E fiquei meses pensando no enigma final do livro.

12. Quais estilos de livro você curte?

Eu sou um apaixonado por histórias. Por isso eu curto de tudo, desde livros românticos, passando por fantasia, suspense, aventura e chegando nos gêneros policiais. Leio de tudo, o importante para mim é ser um bom livro.

13. Qual estilo de livro e leitura que você não gosta?

Olha, não tenho como dizer qual eu não gosto. Eu poderia dizer que não gosto de autoajuda, mas até esse gênero eu já li e gostei. Quanto aos livros, não é um estilo que eu não gosto, eu começo a ler e se eu gostar gostei, se não gostar não gostei. É uma coisa que só sei quando começo a leitura.

14. Você gosta de ler isolado, em um canto silencioso? Com música? Ou não importa local e barulho ambos não atrapalhar sua leitura?
Eu gosto de ler em casa, no meu quarto e sem ninguém por perto, conversando. Música e televisão me distraem, por isso não gosto de ter nenhum por perto. Agora leio bastante dentro dos ônibus, e a conversa das pessoas desconhecidas não me distraem, consigo ler bem nesse local.

15.  Tem alguma música que você acha que daria um belo livro?

Enquanto Houver Sol do Titãs.

16. Você ler todos os livros que compra?
Sim. Todos os livros que já comprei eu li. Não deixo nenhum escorado no canto. E não compro livros adoidado. Vou comprando a medida que vou lendo.

17. Você já teve e abandonar alguma leitura? Conte para nós a experiência, o motivo.
O único livro que já abandonei a leitura foi o Senhor dos Anéis. Sei que a história é boa, mas não consigo gostar dele, não consigo terminar de lê-lo. Acho ele muito parado, não me agrada. Já comecei a ler umas três vezes e sempre paro, não consigo termina-lo. Tem um outro, chamado as Virgens Suicidas. Não o abandonei de fato, estive sem tempo e não pude terminar de lê-lo, mas pretendo com certeza porque gostei dele.

18. Qual a leitura atual? Ou Quais leituras atuais?
Atualmente estou lendo o Quinto volume de Beijada por Um anjo da autora Elizabeth Chandler.

19. Quanto à mídia brasileira, como você ver a relação da mídia com a literatura? 
Uma péssima relação. A literatura não é bem divulgada por nossa mídia, e muito menos a literatura nacional. No que tange a literatura nossa mídia é péssima.

20. Como você vê as feiras atualmente? Já foi em alguma? Se sim, Conte para nós como foi a sua visita?
Infelizmente nunca fui. Como disse antes, aqui em Goiânia não há muita divulgação de livros nem de literatura. Quando eu era criança teve uma bienal do livro aqui, mas como era muito pequeno e ninguém quis me levar acabei não indo.

21. Você já teve vontade de escrever algum romance?Livro? Se sim, e for possível dividir, conte como foi ou esta sendo a experiência. Quais dificuldades encontradas nessa aventura de escritor?
Vontade sempre tive, desde criança. Atualmente estou iniciando esse processo. Já criei boa parte da história em minha cabeça, agora preciso coloca-la no papel. A parte difícil é começar, é saber escrever, o que escrever, porque o fácil imaginar, o duro é colocar isso no papel, principalmente quando se é iniciante. Eu já escrevi um conto de terror (Um conto de horror no lago) que postei no meu blog. Atualmente estou escrevendo outro (Após a morte) que também está sendo postado lá. Escrever esses contos está servindo como preparação para quando eu for escrever o meu livro. Isso serve como um treinamento, para eu ver onde tenho que melhorar, quais meus pontos positivos e negativos.

BLOG




22. Vamos falar um pouco do seu blog, que não deixa de ser um trabalho. Como surgiu a ideia do blog? Desde quando ele está no ar?
A ideia surgiu em Julho de 2014. Eu estava começando meus trabalhos como escritor e queria um forma de divulga-los. Daí minha namorada me deu a ideia de fazer uma página no facebook para tal. Depois de feita a página eu acabei tendo a ideia de fazer também um blog. Essa ideia surgiu porque seria uma segunda forma de divulgação do meu trabalho, sem falar que o blog me dava recursos que a página no face não dava. Foi assim que surgiu o blog.

23. Quais as primeiras dificuldades encontradas com o blog?

As primeiras dificuldades foram com a adaptação ao blog. Como eu não tinha costume tive que me familiarizar com ele e com os recursos que haviam. A parte mais difícil foi encontrar um designer que se encaixasse com o tema. Mas no fim deu tudo certo.

24. Como é o ritmo do blog? Quando ocorrem as atualizações?
Diferente de alguns blogs, não há uma data para as postagens (Por exemplo: toda sexta-feira ou a cada 15 dias). As postagens são feitas à medida que elas ficam prontas. Todos os dias eu me sento para escrever alguma coisa e produzir material para o blog. À medida que vão ficando prontas as postagens eu as posto. As mais rápidas são pequenos textos ou frases de minha autoria, as críticas e indicações de filmes e livros também são feitas com certa agilidade. O que mais demoro para postar são os capítulos dos meus contos, que geralmente levam de uma semana a 15 dias para ficarem prontos e serem postados.

25. Você tenta passar alguma mensagem com seu blog? Ou simplesmente o blog é seu amor por leitura?
O blog foi criado inicialmente para divulgar minhas obras como escritor, quer fossem textos, frases, contos ou livros. Mas com o tempo comecei a escrever críticas sobre filmes, livros e seriados, além de fazer indicações de leitura e de cinema que iam todas parar no blog. Hoje divulgo até mesmo os vídeos do meu canal nele. Assim acaba que o blog é uma dedicação a leitura e a escrita, sem falar que é uma forma de expor todos os meus devaneios, sejam escritos ou audiovisuais. Mas às vezes acabo postando frases e mensagens, de minha autoria ou de outros autores, que tem uma lição ou um ensinamento, mas isso com mais raridade.

26. Quando você recebe livros (ou compra livros) para resenhar no blog, você tem algum critério de prioridade? Ou é por  ordem de chegada? 
Nunca recebi livros para fazer resenhas. Como meu blog é novo creio que as pessoas ainda não o conhecem bem o suficiente para pedir uma resenha. Também tem o fato de eu não trabalhar com resenhas, mas sim apenas fazendo críticas dos livros e filmes. Mas caso as pessoas comecem a me pedir para fazer resenhas de certos livros, creio que o critério seria por ordens de pedidos.

27. Qual importância você acha que tem os blogs literários para a literatura?
Uma importância fundamental, principalmente nesse país onde a mídia contribui pouquíssimo para a divulgação da literatura. Os blogs são uma excelente forma, para não dizer a melhor, de divulgação de novos livros e de novos autores. Sem falar que os blogs possibilitam aos leitores conhecerem os autores nacionais, que sem eles estariam perdidos. Então os blogs são os melhores amigos da literatura, dos leitores e dos escritores.

28. Qual mensagem você deixa para colegas blogueiros(a) apaixonados como você pelo mundo da leitura. 
Primeiro gostaria de parabenizar todos(as) os(as) blogueiros(a) nacionais, pois todos os blogs que tenho visto estão lindos e fantásticos. Segundo gostaria de agradecer, pois graças a eles a literatura e os(as) novos(as) escritores(as) tem ganhado mais espaço e estão tendo mais possibilidade de divulgar seus trabalhos. E por fim gostaria de pedir que valorizem e deem cada vez mais espaço para os novos autores e principalmente para os novos autores nacionais.

29. Deixa seu recado sobre seu blog? Alguma novidade, promoção, resenha, quais as novidades que podemos esperar.
Gostaria de avisar que tem um conto em andamento no meu blog (Após a morte). As pessoas que estão acompanhando estão gostando bastante, então eu convido a todos para lerem também, basta acessar a guia conto lá no blog.

Gostaria de falar também que existe uma enquete sendo feita no blog, ela fica no lado esquerdo no topo da página. Eu gostaria de pedir para as pessoas para participarem, para que ela tenha valores expressivos.

Quanto a novidades, logo pretendo começar a fazer sorteios de presentes para a galera (camisas legais, livros entre outras coisas). Além disso logo  irei fazer uma postagem que me foi pedida sobre o Universo Star Wars, então se tiver algum fã por ai, basta ficar de olho no blog. E por ultimo pretendo abrir um espaço no meu blog para divulgar outros autores e blogueiros, com o intuito de ajudar no crescimento dessas áreas de trabalho.
No mais é isso galerinha, eu agradeço a Patrícia Brito por abrir esse espaço aqui no Blog e por me dar essa oportunidade. Quero parabeniza-la pelo excelente trabalho que tem feito e pela ótima entrevista. Espero que continue com o ótimo trabalho e desejo sucesso para ela e para todos os blogueiros que estão acompanhando os trabalhos dela.

Beijos, e até a próxima!!!



Valeu Vinícius pela Mega participação. Amei conhecer seu blog e seus gostos literários. Parabéns pelo blog e por esse vício super apaixonante que é a literatura, peguei inúmercas dicas e aumentei a lista.
Estou colada no seu blog acompanhando.
Obrigada pelo carinho com Leituras Plus e a paciência nessa entrevista. 
Paty OBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo