Uma Herança de amor - quando o fim pode ser o começo - Lycia Barros


Escritor(a): Lycia Barros
Ano: 2013 
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Novo Século

SINOPSE:
Uma herança de amor - "Amanda é uma jovem de 23 anos que foi criada pela avó materna, vivendo no Rio de janeiro, e que passou a vida com uma grande lacuna em relação à lembrança dos pais. Devido a esse hiato de memória, ela atravessou um período de revolta na adolescência, onde trouxe grandes aborrecimentos a sua tutora, que infelizmente acabara de falecer, devido a um súbito câncer. Em seu testamento, a avó pede que Amanda encontre-se com a mãe e permaneça ao lado dela durante trinta dias antes que tome posse de sua herança. E, em homenagem a figura materna que a mesma representou, muito a contra gosto, a neta a obedece. Porém, a única coisa que Amanda sabe sobre a mãe, é que ela era uma alcoólatra e que por isso passou muito tempo vivendo em uma clínica de recuperação. Sobre o pai, Amanda só sabe que o mesmo está morto. 


Nesse reencontro turbulento, muitas coisas irão acontecer. Em choque, Amanda reencontrará sua mãe recuperada, morando no pequeno município de São Lourenço e vivendo com sua nova família. Profundamente magoada, Amanda desejará descobrir por que nunca foi procurada por ela.E, para piorar, se apaixonará por um homem que poderá mudar todos os planos que ela havia traçado. 



Será que Amanda conseguirá conhecer o poder libertador do perdão? 



Uma herança de amor é um romance divertido e emocionante que trata de vários dramas humanos e que, principalmente, nos faz refletir grandemente sobre todas as formas de amor, sem as quais, para nós, definitivamente não vale a pena existir".



RESENHA:

A obra é a primeira da Lycia que aprecio  em terceira pessoa. Confesso estimo melhor livro com essa narrativa. Por sentir todos os personagens é um dos benefícios por este estilo de prosa . 

Imagine duas vidas se encontrando com um passado opressivo, cheio de lástima, onde só  a indulgência pode facultar o início de um ensejo.
É assim a vida de Amanda e Adam.

Amanda partiu da sua cidade, para encontrar a mãe, no interior de Minas Gerais, em São Lourenço, conheça a cidade Clicando Aqui. O pretexto da sua viagem é  por causa de um testamento que avó Sandra, recém falecida exigiu, caso Amanda quisesse tomar posse da herança. Como ela recém formada e desempregada, não tinha outra alternativa senão encarar o desafio, que exigia trinta dias de convívio com a mãe e sua nova família.

"... ter medo era uma coisa natural, mas que o medo não poderia paralisá-la". (42)

Amanda, chega a cidade esperando uma condição e encontrou outra. Deparou com uma família unida, amorosa e uma doce criança. A Ivy.

Ivy é a personagem que embeleza o livro, uma criança linda, daquelas comunicativa e que toda a família a protege. 

Amanda se surpreende ao observar  a mãe, uma ex alcoólatra; agora vive muito bem, com uma vida hábil, estruturada, bem resolvida. 

O início narra a rotina desse duelo de mãe e filha. Até que um determinado momento, em uma tentativa de conversa, a mãe Janine, remete uma carta lírica da avó Sandra, traçada antes de falecer. E é com essa carta que Amanda tenta amadurecer as ideias.

"... o perdão não é um sentimento, e, sim uma decisão. Não depende do arrependimento do perdoado, pois, no final das contas, quem fica livre é você". (106)

"... Às vezes, as pessoas erram Amanda. Principalmente com aqueles que amam". (106)

Mesmo bem recebida, no início amanda é hostil e receosa. Aos poucos vai entrosando com a afável família.  A surpresa do livro, fica por conta do convívio diário, ela vai descobrindo peripécias, revelando que aquela linda família, cada um tem um passado opressivo, misterioso.

Principalmente o Adam, filho gêmeos de Paulo, o outro filho é o rapaz Rafael. 

Rafael é o garanhão da cidade, um verdadeiro moleque. Mas ao mesmo tempo, é ele que faz a leitura mais leve, divertido e claro! Com alguns momentos densos.

O coração dilacera com a história do Adam, um passado deplorável, na qual, ele ainda permanece atado. Porém, ao entrar Amanda na sua vida, ele fica propenso a mudar isso. Afinal nenhuma mulher o deixou encantado como ela. Só que os problemas estão apenas principiando. 

"É que você é filha de Janine... tenho medo que algum de nós se magoe.... como alguém poderia olhar para você e não te querer?" (136)

Lycia consegue segurar o mistério de cada um, e só é revelado aos poucos, no final do livro. No decorrer da história, surge um amor forte e incontrolável. Tem a Ivy, que é a doçura do livro, Rafael com suas aventuras e Amanda descobre que sua mãe Janine e seu marido Paulo, são pessoas boas, do bem, todavia a sua magoa não permite aproximação de imediato

Uma herança de amor são várias histórias de amor em um livro só, amor de um casal, amor de perdão, amor de irmãos, amor de mãe, por fim; amor de família e o principal, amor a Fé, em Deus. 

Assim a leitura é deliciosa,  a Fé muito bem trabalhada com  os personagens paralelos aportunando um "UP" divertido e  misterioso.

A capa é linda, o livro tem uma diagramação perfeita.
Narrativa conteporanea e bem estruturada. 

A surpresa fica  nos capítulos finais. O tema perdão foi Singular, nos proporcionando inúmeras reflexões.

Algo delicioso nos livros da escritora, qraro encontrar em outros autores, é o desfecho. Muitos têm livros intensos, envolvente, mas com um final mirrado e sem graça. 

***

Visite o site - Clique Aqui




 





















10 comentários:

  1. aiiiiinnn Eu quero pra ontem!!! genteee, já estava com vontade de ler e agora que estou mesmo!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana. Investi sem medo! É perfeito esse livro. Chorei com Adam, a Ivy é uma fofura.....Nossa! Sem brincadeira, não vai se arrepender. bjocas

      Excluir
  2. Parece ser um livro interessante, e eu gostei muito da sua resenha. Ela conseguiu prender minha atenção, foi super chamativa e fez surgir a vontade de ler o livro.
    Parabéns!
    Grande Abraço!!!!

    obrasdeumjovemescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Vinicius. E se um dia ler, me conta. O livro é uma verdadeira lição. Todos os livros da Lycia engrandece a alma. Por isso acho válido a leitura. Abraços

      Excluir
  3. Oi Patricia,a resenha ficou muito cativante,tanto que, fui me informar sobre a autora que por sinal,é muito elogiada.
    Assim que ler,compartilho minha experiência,beijos!!!


    http://www.estantejovem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor. Amei sua visitinha. E assim que lê não esquece mesmo de dar seu parecer, vou amar saber! Amo trocar figurinhas e papos literários. Beijos!

      Excluir
  4. Eu ainda não li o meu, acredita? kkkkk

    Como conheço o trabalho da Lycia, tenho certeza que serei impactado pela leitura também e vou querer mais. E esse é o motivo de eu estar adiando, quero começar só quando tiver toda a trilogia, para sair de um entrar no próximo.

    Laplace Cavalcanti
    Autor de A Página Certa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Sumido! Então ! aconselho esperar a trilogia completa. Que ela arrasa nessa coleção. Fico aqui imaginando o filme. Acho que bombava! Estou com duas leituras na frente, mas já reservando finalizar a trilogia em Abril. Ou enrolar um pouco, por medo de sentir saudade....kkkkk

      Abraços!

      Excluir
  5. Jesus! Que resenha maravilhosa é essa??? Oi Patrícia tô sumida né? Mais voltei para visitar e vou aparecer mais vezes! Gente, eu que fiquei tida arrepiada aqui com essa resenha. Preciso desse livro já, agora! Era exatamente o que eu estava procurando, só ainda não sabia disso! kkkk Amei a resenha, e já estou com o livro anotado. Preciso desse!!! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitooooooooooooooooooooo muitooooooooooooooooo muitoooooooooooooo SUMIDAAAAAA

      Por Favor leia esse livro!! Ele me tocou muito....eu adoro essa escritora, ela consegue envolver a alma.
      Se comprar e ler não esquece de me avisar. Vou amar saber!

      E PLEASEEEEE não desaparece não!

      Beijos!

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo