O Guardião - Nicholas Sparks




Ano: 2013 
Páginas: 344
Editora: Arqueiro

Tradução: Maria Clara de Biase


SINOPSE


O Guardião - Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela.

Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. 
Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha.
Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela.
Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo.
O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.


RESENHA

O Prólogo inicia com um presente e uma carta de Jim Barenson. O presente um pouco diferente, um cachorro. Na carta que ele escreveu antes de falecer explica o motivo do presente e tem um pedido especial a sua amada esposa Julie.

"Eu amo  você jules. Amo de verdade. Fui o homem mais sortudo do mundo por você entrado na minha vida. Eu ficaria arrasado se você nunca mais voltasse a ser feliz. então por favor faça isso por mim."(9)

"O mundo fica melhor quando você sorrir". (9)

Julie ficou viúva muito nova, aos 25 anos. na verdade a vida dela nunca foi fácil. Vida complicada com a mãe e quando estava na rua da amargura o Jim Barenson apareceu como um príncipe e acolheu e levou para a cidade onde reside Swansboro.

Nessa cidade Julie iniciou uma nova vida, com novas amizades. Uma amizade era especial, a amizade com Jim, mas logo essa amizade evoluiu para um nível mais intenso, estendendo para um amor puro e protetor.

Jim adoeceu e junto Julie cuidou e acompanhou até a hora da sua partida. Preocupado por ser só na vida, até então Julie só tinha ele como amigo, amor e família. Jim providencia um cachorro para ser seu companheiro pós sua partida.

O cachorro de inicio pequeno e feio, vira um enorme e lindo cachorro após quatro anos, quando o livro inicia contando a história de Julie pós morte do marido. As tentativas de refazer a sua vida,  de refazer sua vida amorosa,  de simplesmente tentar uma vida simples, com normalidade após a dolorosa perda do seu grande amor.

Singer, esta enorme e é praticamente seu guarda costa, amigo, companheiro vinte e quatro horas. Um cachorro amoroso, atencioso e ciumento. Não era qualquer homem que se aproxima de Julie.

Logo no inicio Mike entra na história, rapaz amigo, desde os tempos de Jim. Bonito e tímido, ele foi um verdadeiro amigo após Julie perder o marido, por inúmeras vezes ela chorou em seu ombro. E Mike era o único homem que se aproximava de Julie sem que Singer implicasse.

A história desse livro centraliza e desenvolve quando Richard entra. rapaz novo, bonito e sedutor, Julie acaba se rendendo ao charme, mesmo não se interessando com profundidade. Julie até tenta, mas não consegue ver em Richard um futuro, por isso resolve não levar a história adiante.

Assim, até então Richard tinha aceitado. Mas a história da uma reviravolta. Julie já o achava estranho, e a suas atitudes pós ponto final na história só foi piorando

Esse foi mais um livro de Nicholas Sparks diferente. Sempre acostumado a construir personagens solitários, sofredores. em o Guardião, Nicholas escreve um verdadeiro suspense.
E o  difícil de resenhar um livro suspense, são os detalhes, são importante para entendimento, mas qualquer revelação vira spoiller.

Uma revelação que posso revelar sem a consciência pesar, é que o Singer não vai de maneira alguma com a cara do Richard. E eu também não fui. E isso, é um fato verdadeiro, e todo o motivo de suspense do livro.

Principalmente quando Julie deixa Richard para se entregar e amar o tímido Mike. Nesse momento aos poucos Richard vai se revelando e se entregando.

No livro tem personagens paralelos importantes, como Henry, Emma, Mabel e Andrea.

A Andrea é uma insuportável invejosa e acaba pagando caro por invejar tanto.

Esse por ser um livro de suspense e investigativo, onde um cachorro fofo é defensor e protetor; pela primeira vez não chorei em um livro do Nicholas Sparks, e também pela primeira vez não encontrei frase chamativa como escritor sempre tem. na verdade só encontrei no inicio e fim do livro.


"As vezes pequenas peculiaridades acabam se tornando importantes e a única vantagens das mulheres é sua intuição". (83)

"Não vou deixar que nada lhe aconteça". (171)


"A maioria das pessoas vivia na ilusão de que tinha controle sobre a própria vida, mas isso não era totalmente verdade.... mas, assim que saía para o mundo, estava a mercê de todas as outras pessoas ao seu redor, e tudo que podia fazer era torcer para que elas não descontassem em você caso estivessem tendo um dia ruim". (209)


"...Você sempre foi o homem certo para mim e por alguma razão acho que o Jim estava tentando me dizer na carta. mas durante muito tempo estive cega demais para ver. Se tivesse lhe dado ouvidos, nunca teria existido um Richard. E quero que você saiba que lhe sou grata não só por suportar tudo isso como também por estar aqui comigo agora". (289)

No fim do livro, o verdadeiro Richard é revelado e a verdade sobre o título do livro "O Guardião" é explicado. Não chorei, mas consegui sim arrepiar e ficar impressionada. É um livro romântico com dose de suspense e policial. Portanto não sendo um livro melado no açúcar


O QUE AMEI: O suspense, é uma história de amor menos melado. Acho que é o menos romântico do Nicholas.

O QUE NÃO GOSTEI: Ainda estou descobrindo. Não foi meu predileto, mas não achei defeito. A história é linda e cativante.

RECOMENDO: Sim! Até agora não decepcionei com Tio Nick e mesmo algumas criticas que as histórias dele são sempre iguais, eu ainda consigo ter muitas interpretações em cada livro. Minha imaginação é algo surpreendente.



5 comentários:

  1. Oi, acredita que é esse é o único que falta pra completar minha coleção do Nicholas?! hahaha. Me interessei por você dizer que é o menos romântico, fiquei curiosa.
    Beijos, estou seguindo seu blog :)

    www.estranhanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Obrigada pela visita. Esse eu também não tenho na minha coleção do tio Nick, foi emprestado.... kkkkkk...Ele é o menos romântico do que já apreciei (ainda faltam muitos) é mais suspense e mistério. É uma delicia mesmo assim. Se lê conta depois.
      Beijos
      PS: FUI conhecer seu blog ... rs

      Excluir
  2. Estou louca por esse livro! Estou começando a me surpreender com os livros cada vez mais diferentes do tio Nicholas. Terminei "Uma Longa Jornada" a pouco tempo e estou maravilhada com essa história. Ainda não me decepcionei com ele também. Mas confesso que estou mega curiosa, porque não consigo imaginar o tio Nicholas escrevendo um suspense! rsrs. Amei tua resenha. Me diexou mais curiosa do que eu esperava! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Invejaaaaaaa....Uma Longa Jornada. O meu já confirmei ainda vai chegar! Estou louca por essa história. Assisto o trailer todos os dias no celular.
      Quanto a esse, pode crer, o suspense é um pouco tenso. Tem momentos intensos de suspensa que fiquei muito aflita.
      beijos Anya
      Obrigada pela visitinha.

      Excluir
  3. Livro maravilhoso, como todos dos Sparks! Sou apaixonada por ele e "O Guardião" é um dos meus preferidos! Parabéns pela resenha e pela escolha dos trechos destacados! Já estou seguindo seu blog, se quiser conhecer o meu, seja bem vinda!

    http://resenhanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo