Seis Anos Depois - Harlan Coben



ISBN: 9788580412536
Ano: 2014  

Páginas: 267
Editora: Arqueiro


SINOPSE


Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la.


Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos.



Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa.


Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.

Em Seis Anos Depois Harlan Coben usa todo o seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde.



RESENHA

Primeira resenha suspense que faço para o blog, e tenho que assumir, me estressou a leitura, mas amei!

Estou tentando apreciar leituras diferentes. Como distopia e fantasia são leituras difíceis, não consigo ler de maneira alguma. Então para sair um pouco dos romances melados e New Adult, resolvi apreciar um suspense.

Quando pesquisei esse tipo de livro, fui indicada para apreciara vários escritores. Mas Harlan tinha esse livro, “Seis Anos Depois” e ao estudar sobre o escritor e fiquei fã. Toda referencia sobre o escritor era positiva.

Em seguida fui aprisionada pela sinopse. Comprei, mas enrolei para ler. Até que uma amiga leu e gostou. Demorei mas um pouco e acabei caindo na graça da escrita do Harlan.

O livro é suspense do início ao fim. Mas quando falo do início ao fim, é de fato das primeiras páginas até as últimas páginas.

A história toda se baseia na procura insistente de Jake Fisher por sua amada Natalie Avery. Eu pensei por um instante que teria cenas românticas, com belas discussões e polícia envolvida. Mas ilusão total. O livro é muito superior a isso.

Eles (jake e Natalie) se apaixonam ao se conhecerem no sítio Novo Começo, mas ela o abandona para casar com Todd e no casamento faz Jake prometer que não o procurar nunca mais. Jake cumpriu a promessa por seis anos até descobri que Todd faleceu.


"...o desespero consegue mexer conosco e, se damos a ele algum espaço, respostas alternativas começam a surgir" (9)

Por conta do falecimento do então marido da sua amada ele resolve quebrar a promessa e procurar sua amada.


"Você fez uma promessa". (66)


Mas essa caçada, não só é perigosa, como tem muita coisa ruim envolvida. E nesse clima que Harlan narra quase 25 capítulos.


" uma característica da condição humana é que todos pensamos que somos singularmente complexo, ao passo que os outros são mais fáceis de compreender"(18)

Eu ainda estou chocada com a inteligência desse autor. Por conseguir escrever um suspense que nos últimos capítulos, ainda nada faz sentido, ou nada é revelado.

A cada capítulo, eu tinha vários pensamentos. Jake é esquizofrênico; Jake está maluco; Jake é um daqueles que entrou em depressão após ser abandonado. Raramente acreditei de fato que ele tinha alguma razão na sua insistente procura por Natalie.

O sítio Novo Começo é um mistério, personagens como Cooke, Bob,   Lanford College, também é puro mistério assim como o amigo Benedit e a amiga Shanta Newlin

Isso por que tudo que ele viveu com Natalie até então parece que não faz sentido. Mas a inteligência de Harlan é incrível, ele consegue nos surpreender. Cada capítulo é aparece novos personagens, que saem ou ficam com o mesmo mistério que entrou.


"Você manteve a promessa durante seis anos. Por que mudou de ideia de repente". (82)

Tem alguns capítulos quase no final do livro, que confesso que apressei a leitura, pois estava com sono, mas não queria parar de ler. Resultado, dois capítulos não li com atenção e acabou dificultando meu entendimento com capítulos seguintes.

Promessa Minha: Nunca mais aprecio leitura com sono. Atraso a leitura, mas ler com sono jamais.

Em toda sua longa jornada de procura por Natalie, Jake tem o "apoio" do amigo Benedit Edwads e Shanta Newlin.

O Benedit é muito esquisito,  e tem um grande amor perdido assim como Jake. Portanto desde o início não consegui confiar nesse amigo.


"todos têm seus sonhos, esperanças, vontades, desejos e magoas. Todos têm um tipo próprio de loucura" (18)

Quando Jake é afastado da universidade, ele aproveita todo o tempo livre e mergulha em uma investigação que fica cada vez mais perigoso. Cada personagem novo que surgem é uma aflição. Mais mortes e desaparecimentos são descobertos.

"Sei que essa promessa foi um erro. Mesmo quando a fiz, quando vi Natali trocando aliança com outro, nunca acreditei que ela tivesse deixado de me amar....Não estávamos cegos de amor. Pelo contrário. O amor nos deixou de olhos bem abertos...Nunca deveria ter feito aquela promessa. Minha cabeça estava confusa, mas o coração não". (159)

Harlan é surpreendente e deixa o final super inteligente, onde cada peça tem uma ligação, onde tudo que estava separado tem algum significado. Mas confesso, achei o livro muito emocionante para um final sem sal. 

Mas não deixa de ser de arrepiar!
Quero fazer a coleção do livro dele, mas confesso que alguns eu tenho medo.



O QUE AMEI: A criatividade e inteligência do escritor de manter o suspense da primeira a última página.

O QUE NÃO GOSTEI: Por ser uma leitura que não estou acostumada, tinha capítulo que fiquei com medo, ao ponto de sonhar com o livro.


RECOMENDO: Sim. A escrita é leve, os personagens são bem elaborados. Suspense em todo o livro. Um livro bem criativo. 




4 comentários:

  1. Não conheço o livro mais já quero em minha estante...Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bibi, obrigada pelo carinho e visita! Olha! eu que amo livros de romance, melados e água com açúcar, adotei esse livro, amei, e agora adotei o autor. É suspense o tempo todo, a criatividade é impressionante! beijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada querido. amanhã vou indicar você e seu blog em uma TAG. Não sei se você gosta dessa brincadeira, mas como estou conhecendo seu blog, resolvi indicar. Se não curtir, sem problema viu?

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo