JARDIM DE INVERNO - KRISTIN HANNAH


Jardim de Inverno
Autora: Kristin Hannah
ISBN: 9788581630359
Ano: 2013 / Páginas: 416
Editora: Novo Conceito



SINOPSE
Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.
“Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.”
– Publishers Weekly
A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.



RESENHA


Todo livro bem apreciado, imagina-se como seria o filme, quem seria os personagens, como seria as cenas. Jardim de Inverno é o primeiro livro, que não essa vontade não formou-se.

Este, foi um daquelas leitura que lastima a alma livro. Jardim de Inverno é um livro intenso, às vezes amargo, muito doloroso.

Porém não deixa de ser uma estória comovente, no início você tem raiva, mas depois, aos poucos, tudo vai fazendo sentido e tem uma explicação.

O livro inicia com o epílogo onde Meredith tenta agradar a mãe fazendo uma peça junto com a irmã Nina. Mas essa peça é fracassada e sua mãe a fria Anya Whitson tem uma reação estilo o seu país de origem, a Rússia, reagindo friamente até mesmo rejeitando a ideia, das filhas.

Com a passagem do tempo, mostra que Meredith casou com sua paixão adolescente o Jeff e preferiu ficar na cidade cuidando da família e negócios familiares e Nina partiu para o mundo com sua profissão fotojornalista.

 As irmãs são diferentes em tudo, principalmente a forma de lidar com assuntos familiares. Depois de um longo tempo, a família volta a unir-se por causa da doença de Evan Whitson. Evan, é o pai de Meredith e Nina; e a verdadeira pessoa, que ainda tenta unir a família; é o verdadeiro elo de ligação da família Whitson. 

Meredith é mãe de duas jovens a Jillian de 19 anos e Maddy de 18 e passa por um momento delicado pelo casamento, sem deixar as filhas perceberem. 

Nina e Meredith mesmo com vidas diferentes, junta-se a dor de ver o pai doente, ele é a única lembrança amorosa que elas tem da família, dos quatro juntos.


"Sua mãe é mais fria que qualquer campo nevado"(31) 


Após o epílogo, inicia contando a nova vida de Meredith, suas duas filhas e o doce pai Evan Whitson;




"...está com medo de que a família se desmonte sem ele" (61)

O livro começa a desenrolar, mas bem lentamente,  às vezes causa certo cansaço com a lentidão.



" A Guerra é uma coisa terrível, mãe. É fácil ficar aqui sentada em sua casa linda e segura e julgar o meu trabalho." (91)


Quando terminar de ler o livro, retornem a esta página e  trecho. 

O segredo todo do livro é o conto de Anya. O Conto profundo e surpreendente e a cada trecho contado as ligações surgem e a história fica mais viva e real. 


Por alguns trechos do livro, você imagina que Sra. Anya Whitson está louca ou com algum distúrbio mental, mas com um tempo, as justificativa para sua suposta loucura surge,  e você começa ter dúvidas, até que ponto é insanidade. 

A cada capítulo uma emoção; e o final, é aquele final  arrepiante. Foge do óbvio;  tem o final feliz sim! Mas tem descobertas aterrador. 





 Leitura surpreendente, diferente com uma riqueza na narrativa detalhar a Guerra. Deixa a desejar os capítulos longos, leitura fica um pouco cansativa, principalmente quando a história é intensa e exigi bastante concentração.



RECOMENDO Sim! é uma verdadeira lição, aprende-se um pouco sobre o que é ver a Guerra; não julgar o comportamento do próximo antes de conhecer a história e os motivos e mesmo que tenha motivos para um comportamento diferente; aprende-se que o respeito ao próximo é fundamental na vida.










"

7 comentários:

  1. Nunca tinha escutado falar nesse livro, mais realmente não sei se leria, sou tão mole emocinalmente, acho que sofreria tannntoo, mais não descarto a possibilidade ^^

    Meu Blog: http://www.byanak.com.br
    Me Add no Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1259498

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Somos duas de corações mole! Muitos momentos tinha que respirar fundo. Mesmo pessoas me alertando sobre a leitura, eu encarei. Se você ler vai preparada. Ou então intercala uma leitura leve, foi o que fiz.Em seguida apreciei um bem leve.

      É um livro lindo, lindo. Mas bem sofrido.

      Adicionei você no Skoob e nas redes membro do seu blog.

      Que por sinal pego altas dicas de leitura no seu blog, inclusive as últimas resenhas, já adicionei o livro na minha lista. Lindo lindo seu blog

      beijos

      Excluir
  2. Também não gosto muito de capítulos bem extensos, porque acaba ficando meio chatinho... Prefiro curtos e envolventes. Adorei o post
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor pela visita. É verdade, fica muito chato. Capítulos longos com um tema muito profundo acaba deixando a leitura exausta.

      Visitei seu blog e amei. Apaixonada por jornalismo, turismo e leitura que nem eu!
      já estou seguindo
      beijos

      Excluir
  3. Oi Paty li esse livro há algum tempo, alias acho que ano retrasado não me lembro direito, mas o que importa é que fiquei tão impressionada com a leitura que sai a procura de mais informações sobre Leningrado e tudo mais. Além da belíssima história o que mais me impressionou foram os fatos sobre a guerra, é assunto que me interessa e que quando está em um livro facilmente me prende. Eu achei a leitura arrastada tbm, mas pq não gostei de Meredith, achei a personagem insuportável kkkk. Mas o final tbm me surpreendeu, não o final feliz, mas as revelações rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju.
      Alguns momentos da leitura eu precisei respirar fundo. Os fatos da guerra, os detalhes dos sofrimentos, me abalaram bastante. E mesmo com a leitura "arrastada" (melhor definição que essa sua não há) eu fui até o final. E concordo com você; que final?! Até agora não sai em minha mente.

      Beijocas

      Amei sua participação

      Excluir
  4. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo