CINCO ANOS - CRISTIANE BROCA



Título:Cinco Anos
Autora: Cristiane Broca
Páginas: 295
ISBN: 978859155710-3
Editora: Ases da Literatura


SINOPSE:

Ângela Barros é uma jovem jornalista de vinte e um anos. Com um pai doente, endividada e lutando por um emprego que está lhe escapando pelas mãos, vê seu destino mudar após conhecer o também jornalista Marcos Andrade, que lhe faz a pergunta chave: Onde você se imagina daqui a cinco anos? A partir de então se inicia uma jornada na vida desta jovem batalhadora que, olhando para si mesma, decide marcar o tempo e assumir as rédeas da própria vida. Entre erros e acertos, vitórias e derrotas, ela irá descobrir que tudo tem a hora certa de acontecer, e que somente um amor guiado pelo destino será capaz de libertar seu coração das barreiras que o cercam. 


RESENHA:

O livro já chama atenção pela linda capa; o casal, ambos são lindos e de fundo ainda tem a agitada cidade de São Paulo, ainda encontra-se qualidade com papel mais firme, embelezando a alma de qualquer leitor.
A sinopse também  chama atenção de imediato, por se tratar de uma história onde o casal central são jornalistas, portanto, a estória é bem agitada.  Em seguida, com o título percebe-se  de imediato, que os personagens  até o final da estória sofreriam grandes evoluções e amadurecimentos.
A leitura trás lembranças do filme “O diabo veste Prada” alguém lembra? Estilo: A chefe durona e a mocinha atrapalhada, mas logo percebemos que a estória, é bem mais profunda e rica que o filme.
Principiando então com Ângela, em mais um dia de atraso, ao sair de casa para redação, onde faz estágio. Ângela tem uma vida agitada profissionalmente por conta do pai doente. Sem mãe, ela tem que conciliar sua profissão com os cuidados do pai, o Sr. Francisco, amor sublime. 
Na profissão, ela luta para sair do posto de estagiaria, para o cargo de jornalista da grade do pequeno jornal, mas o mais respeitado na região. Essa vaga, ela disputa com outra colega, que tem os mesmos objetivos profissionais que Ângela. Mas no caso da Ângela a luta tem um sentido, ser  jornalista do Jornal Vale Impresso, significaria o conforto da velhice do seu pai.

Marcos é um jornalista da capital, de um jornal onde seu chefe, amigo e quase um pai. O chefe o envia para o interior, para fazer a cobertura do Papa, isso  em 2007, quando o Papa Bento XVI fez uma visita à cidade de Aparecida e Guaratinguetá. Como Marcos é da capital seu chefe pediu ajuda a amiga que é chefe de Ângela. Após esperar horas e quase desistindo, ela chega toda atrapalhada e afobada, de imediato em meio a agitação de Ângela ambos se entendem. Marcos simpatiza por ela e Ângela gosta do Marcos.

A visita do Papa, é a grande chance que Ângela tem de mostrar a sua chefe que ela era merecedora do emprego. Foram três dias apenas para mudar sua vida profissional e pessoal. Ângela e Marcos se entendem bem e ele admira a sua desenvoltura na profissão e nesses três dias acontecem coisas que faz uma os dois mesmo tímidos se aproximarem.

“Porque casamento é uma instituição falida. As pessoas se casam no auge, apaixonados, mas a rotina estraga tudo...” (52)

E no fim do trabalho, após conseguirem fazer uma bela matéria, Marcos o chama para sair em comemoração a bela parceria neste trabalho
E ai?
A partir desse momento o livro desenvolve. É nessa parte que vem o beijo e a pergunta que deixa Ângela um pouco preocupada.

Como você se imagina daqui a cinco anos?(68)

Ela só pensa na velhice do pai e ele no sucesso profissional. Mas ambos tinham em comum nos pensamentos:

o de não enxergar ou de não querer se apaixonar.

Só esqueceram-se de que isso não é do controle deles.

A medida que vai passando o tempo, as coisas vão acontecendo. Um novo amor, o pai sempre frágil; castigo no trabalho; o pai mais frágil; Eduardo o namorado começa a ficar insatisfeito com a dedicação da namorada ao pai; o pai fica bem mais doente.

Em dia de trabalho, quando estava indo embora do jornal, Ângela recebe uma denuncia. No inicio ela ignora, mas depois aceita e isso ajuda ela a fazer uma bela matéria e receber um prêmio de jornalismo.


No Rio de Janeiro, ela reencontra Marcos e uma forte atração acende com diálogos densos, marca maravilhosa da autora. Ambos terminam dormindo juntos e prometem não perderem mais contato.

“ Se você sente que o esta perdendo, deve aproveitar todos os momentos que puder ao lado dele...Quer um conselho? Pare um pouco de bancar a “superfilha” e seja somente filha...” (121)
“...Hoje não é o medo que me domina, mas as minhas decisões...Quando decidir ser você mesma será libertador...” (122)
“Claro que tenho medo de ser feliz... Eu perdi minha mãe e todos os dias o senhor me lembra que vou perdê–lo também...” (128)
“...Por que eu vou querer ter um relacionamento? Para perder de novo?...” (128)


Mas a vida de Ângela vira de cabeça para baixo com dois fatos que acontece na sua vida, nesse momento a história passa por uma mudança, um novo rumo para Ângela.
É um capítulo mais emocionante que o outro, é um acontecimento atrás do outro. 

“...Num momento você está bem e no outro, tudo acabou. Toda a vida que você conhecia foi tirada de você...” (229)



Ressalto  A história toda. Ângela como filha, a profissão do casal, a afinidade de Marcos e Ângela. O amadurecimento dos personagens com os desafios da vida. A vida eletrizante e atrapalhada. Mostrando dois mundos familiares bem diferentes

RECOMENDO Sim! O livro THE BEST, a esstória é linda, é uma emoção por capítulo.







Patrícia Brito 

11 comentários:

  1. Eu sabia que tu ia gostar do livro! Esse livro da Cristiane é fantástico! Eu briguei tanto com ela enquanto lia. kkkkk

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou! Amei muito, sou fã nª 1 da Ângela e quase dei um murro no Marcos! (kkkk) Muito fofo a história!

      Excluir
    2. Brigou mesmo, mas tudo bem, Laplace, porque dei o troco quando li A página certa, kkk.

      Excelente resenha, Patrícia. Amei tudo, tudo mesmo!!!

      Excluir
    3. Obrigada pelo carinho! O livro é The Best. Você e Laplace ganhou mais uma fã baiana. Agora esperar o "cinco anos 2" kkkk e em breve ler outros livros de Laplace Cavalcanti. ;)

      Excluir
  2. Gente eu preciso desse livro! Mas cadê o money?! E a lista? Só crescendo! Ainda bem que o natal está chegando! rsrsrs. Sério, preciso comprar esse livro LOGO! Fico louca sempre que vejo uma resenha dele!! Já está na lista de prioridades, e claro, estou aceitando doações! hahaha. Sua resenha como sempre ficou linda! Instigante e detalhada, me fez ter vontade de ler o livro agora. Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anya fico para enlouquecer com a minha lista também! quanto mais compro, ela só aumenta. Mas criei um habito, escritores brasileiro que vende por site, eu compro um por semana (assim recebo com dedicatória e não senti tanto o bolso. Os escritores estrangeiros é que fico atenta as promoções de sites de livraria. O problema é: Que eu sou louca por nossos escritores e a minha lista dos brasileiros esta bem maior e não para de crescer.
      Quanto a esse livro. Acho que você vai amar, a Ângela é tipo mulher moderna com leve humor ou atrapalhada. Fora que tem cenas forte, chorei muito em alguns capítulo (por sorte não li de lentes de contatos kkkkk)

      Obrigada pelo carinho, você é Mil...
      bjocas

      Excluir
  3. Depois de ler essa resenha apenas digo uma coisa: preciso ler esse livro! Minha curiosidade e vontade ficou ainda maior.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor! Se ler resenha pelo amor de Deus! amo saber e dividir os gostos literário. Acho que você vai amar. É uma emoção por capítulo.....aff deu vontade de ler de novo....saudade da Ângela! rs

      bjocas

      Excluir
  4. Esse livro parece bom, vou por na minha GRANDE lista de desejados (hahahahaha)
    beijinhos.

    literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pati, amei sua resenha!
    Todo amor que você colocou em suas palavras me convenceu.
    Já estou desejando este livro loucamente. :D
    Um beijo!
    Blog Monykisses
    Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Cinco Anos ! Nossa eu amo a história do casal e Sr. Francisco é um fofo. Amo livros que tem personagens com criança ou idoso, parece que ilumina o livro, trás sempre boas experiencias.

      Obrigada pela visita. Amei mesmo

      Beijos

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo