UM PORTO SEGURO - NICHOLAS SPARKS



Título: Um Porto Seguro
Título original: Safe haven.
Autor: Nicholas Sparks
N° de páginas: 414
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

RESENHA:

Esse livro me apresentou o escritor Nicholas Spark, foi o primeiro livro dele que apreciei, me apaixonei e agora aos poucos faço a coleção.
O livro tem uma narração maravilhosa em terceira pessoa, envolve mistério, suspense, e um amor como o porto seguro.
Katie foge do seu passado ameaçador para a cidade Southport, lá ela tenta reconstruir sua vida e esconder seu passado sombrio. Por esse motivo ela evita a qualquer custo se envolver, fazer amizade na cidade. Mas a medida que vai passando isso fica impossível, surgi amizade com Jo outra misteriosa e vizinha, da casa na qual Katie conseguiu para alugar. Com essa amizade Katie vai saindo do casulo. 
Ela também começa uma amizade com Alex, um viúvo que tem uma dedicação intensa aos filhos, Kristen e Josh, dono de um comercio na pequena cidade, Alex tem referencia de bom moço na cidade, e família modelo. Depois que perdeu a esposa também se fechou e dedicou somente aos filhos.
A medida que essa amizade cresce, um sentimento entre Alex e Katie surgi. Katie também se apega a filha de Alex, Kristen, as duas criam amor mutuo. Assim a amizade de Alex e Katie vai transformando em um amor puro e singelo.
Nesse livro Nicholas Spark é rico nos detalhes, como por exemplo narra com riqueza a reforma da casa de Katie faz, a ajuda de Alex e sua família; os passeios, o primeiro beijo, e a primeira noite de amor, ele narra com delicadeza, romantismo, como sempre.
Mas a medida que o amor entre ambos cresce o passado de katie resolve aparecer, deixando ela com medo e insegura. O passado perigoso, um marido psicopata e violento. No livro, logo ela conta seu passado a Alex, sempre compreensivo ele tenta cuidar de Katie não importando com o passado dela.
O bom do livro, é que os capítulos são bem estruturados. Em um conta a luta de Katie em um outro conta a loucuras dos psicopata do marido de Katie.
O Final do livro é de arrepiar um momento de pura emoção, onde revela também quem é a verdadeira Jo (eu escrevendo essa parte do livro, me arrepiei só de pensar)

O FILME:

Amei o filme. Mas  fiquei triste com as mudanças de cenas, praticamente Nicholas escreveu uma nova história para fazer o filme. Eu sei que adaptação não quer dizer copia do livro, mas sempre criamos esperança de ver os personagens, e as cenas mais lindas ser fiéis. Mas nesse caso muitas cenas diferentes,mesmo assim não deixou de ser um filme maravilhoso.
No Filme, Katie mantém o mistério e quando o passado ressurgi ela tenta fugir mais uma vez pois não esta querendo colocar a vida dela e de Alex em risco, A amiga Jo é contra, mas ela esta decidida. No livro é bem diferente.



No filme amei a cena que Alex corre atrás dela e revela seu amor, pedindo para ela ficar.

A Katie do filme omiti seu passado a Alex, no livro ela resolve contar a verdade como segurança para Alex saber o que vem pela frente.
O filho de Alex é diferente do livro. Mas a Kristen é adorável  tanto no filme como no livro. 
O final do filme assim como no livro também é de arrepiar, e esse manteve fiel a história.
Mesmo sendo praticamente duas história eu amei os dois, mas ainda assim prefiro o livro.


O que amei:Kristen, filha do Alex é apaixonante tanto no livro como no filme, é uma doce e linda criança. O Alex um pai dedicado e exemplo. Amo quando vejo relação forte de pai com filhos (isso é natural da mãe, quando é o pai, fica muito  mais emocionante). Mas o que amei mesmo foi o FINAL ARREPIANTE tanto livro como filme. 
O Que não gostei: O filme é muito diferente do livro. Gosto quando mantém a fidelidade da história. (como A Culpa é das Estrelas).
Porque Recomendo: Porque honra o título, mostra a luta e a importância, que mesmo com passado triste ou sobrecarregado, vale a pena lutar por uma vida mais feliz e em paz. E que as vezes o medo só nos prende de uma felicidade próxima.


6 comentários:

  1. Eu não curto romances romanticamente românticos, e esse me parece um. Eu gosto de romance, mas não gosto quando o romance dos protagonistas é toda a razão de existir da trama. Tu vai ter uma ideia pelo meu livro. kkkkk

    Mas a questão é que fiquei com vontade de dar uma olhada nesse livro só por causa do final. Falasse tanto que ele é arrepiante, que eu quero ler só para descobrir o que é. kkkkk

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então! Tirando violência, já deve ter notado que amo romances (seja, melado, problemático, humorado, irresistível, não importa! kkk). Esse é um dos livros xodó dos Nicholas Sparks (sou fãzona dele). O que estou lendo atualmente é uma loucura também! kkkkk. Quanto ao final, eu me arrepio, não só por ter facilidade para isso, mas por ser algo que não esperava, tipo: era tão real!!! kkkk.... se um dia criar coragem de ler me conta depois!!! abraços!!!

      Excluir
  2. Começou conhecendo o autor por um bom livro, esse é o livro que mais gosto dele e o filme também. Adorei a resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos príncipes que Nicholas Sparks escreve, o Alex é meu xodó (Dawson adolescente também "O melhor de mim") Mas o Alex é topo de elite. beijos!!

      Excluir
  3. Oi
    Eu gosto desse livro e do filme, mesmo muitos falando que todos os livros do Nicholas são o mesmo, eu gosto e esse livro é bom.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Denise. O Alex é meu xodó. E os livros do Nicholas são meus amores. A cada um que conheço, eu amo!! Bjocas (fui ali visitar seu blog ..rs)

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo