Entrevista com blog Literata

Quem comanda é a Ju Zanotti
 "Universitária, 27 anos, aspirante a escritora. Vive de sonhos, mais crianças que adulta, adora aproveitar a vida. Passando pelo tempo sem me afetar. Sem me importar. Apenas sendo feliz, blogueira dedicada e um pouco obcecada. Dreamer, Believer, Echelon"


1. Conta para nós como surgiu seu amor pela leitura? Alguém incentivou?

Leio desde muito cedo, me recordo de sentar em frente ao estabelecimento comercial do meu pai (leia-se bar) com uma garrafa de coca-cola, um pão com mortadela e uma pilha imensa de gibis, que eu passava a tarde lendo. Desde que me recordo foi meu pai que me  comprava gibis, além de escolher livros na biblioteca para eu ler, então se alguém me incentivou esse com certeza foi ele.


2. Qual foi o primeiro livro que leu? Como foi a Experiência?

Acredita que não me recordo, lembro mais ou menos da história. Que era de uma garota que andava de patins e descobria que tinha um amigo que tinha aids, mas não recordo o nome. Mas Harry Porter foi o livro que me despertou o meu gosto pela literatura.

3. Qual livro mais emocionante que você leu? Conte essa experiencia. 

Eu poderia citar três que mexeram comigo de forma excepcional, mas se tem um que bateu todos eles disparado foi Proibido. Dentre os livros emocionante que li esse foi o que mais mexeu comigo, passei horas chorando e no dia seguinte não conseguia parar de pensar no mesmo.



4. Já teve algum livro que você leu e te decepcionou? Conte sua experiência.

Nossa! Que pergunta difícil. Não consigo me lembrar de um livro específico, acho que é quando me decepciono logo esqueço. Mas das leituras recentes, acho que o que não me agradou tanto foi "Cidade do Fogo Celestial", esperava muito mais agilidade e para mim o livro foi bem enrolante.







5. Tem algum escritor(a) Brasileiro(a) que você gosta? Ou que que aprecie a escrita ou um livro especial?
Shame on me, não leio muitos nacionais, mas se tem um autor nacional que figura no ranking dos meus autores preferidos esse é Raphael Draccon, além de muito simpático o cara escreve muito bem.

http://www.raphaeldraccon.com/blog/


6. Qual escritor internacional que você curte? Por quê?
Outra pergunta díficil, mas para não ficar extenso vou citar dois que se  lançarem uma pagina, eu estou comprando. Markus Zusak e Carlos Ruiz Zafón.

7. Já conheceu algum escritor pessoalmente? Se sim conte a experiência.
Conheci sim. O Raphael Draccon e foi muito bacana, foi durante a bienal do livro e dentre tantos autores que zanzavam por lá, eu tinha certeza de queria conhecê-lo, não foi nada decepcionante pois ele e também a Carolina Munhóz (esposa dele) são ambos muitos legais.

8. Já Leu algum clássico? Se sim, qual? Gostou?
Já sim. Muitos deles na época de colégio e sinceramente não tive boas experiências com a maioria, mas se é que conta, sou muito fã do Alexandre Dumas, tanto o pai quanto o filho e o melhor clássico que já foi "Os Três Mosqueteiros", que logo mais irei reler para resenhar no blog.

9. Qual Estilo de livro você curte?
Gosto de aventura, fantasia, sobrenatural, mas recentemente me descobri gostando de New Adults, apesar de ter muitos clichês, os personagens em sua maioria são cativante.

10. Qual estilo de leitura você não curte?
Não gosto de erótico, apesar  de NA tender um pouco para esse lado, né? Mas sei lá, Bella Andre, 50 tons e Suzan Fox não fazem muito meu estilo literário.

11. Tem algum carinho especial por algum editora?
Sim, pela Editora Valentina, além de ser uma editora que acompanha o blogueiro e dá bastante suporte, eles também são super simpáticos e prestativos. Além disso, o carinho se deve ao fato de confiarem no LiteRata, quando ainda não eramos nada grande, sou muito grata a eles.

http://www.editoravalentina.com.br/

12. Você ler todos os livros que compra?
Sabe, antes mesmo de ter o blog já era complicado, comprava alguns, deixava muitos para trás, ai quando comecei a conseguir parcerias, ficou quase impossível. Mas vira e mexe, estou pensando em pegar alguns e ler, enquanto não faço isso, empresto todos ao meu pai, porque sei que ele com certeza irá ler.

13. Você já teve que abandonar alguma leitura? Conte para nós.
Não costumo fazer isso, quando o livro não funciona muito bem eu geralmente paro, dou um tempo e pego ele em outro momento, porém com "Principe da Noite" da Editora Novo Conceito, não teve vez, eu abandonei e nunca mais pretendo pegar para ler. A leitura é enfadonha, enfim, não me agradou.

14. Com relação as crianças e jovens, como você  acha que esta relação deles com o livro atualmente no Brasil?
Muitos adolescentes estão adquirindo gosto pela leitura, trabalhei em livraria e era gratificante ver crianças e jovens entrando para comprar um livro. Acho que isso deve a grande ascensão literária que ocorreu quando a HP foi lançado, isso trouxe uma nova perspectiva aos jovens leitores.

15. Como você vê a mídia em relação com o mundo literário?
Não acompanho muito TV nem rádios, mas tenho visto algumas fotos pela internet em que atores globais aparecem nos seus respectivos papéis lendo livros, e acho isso bem bacana, é uma forma velada de incentivo. Além disso, na internet basta olhar para as redes sociais, o grande número de novos blogs tá aí para provar que são ferramentas que funcionam muito bem!

16. Como você vê as feiras atualmente? Já foi em alguma? Se sim, Conte para nós como foi a visita?
 Estão virando grandes eventos, estive recentemente na Bienal do Livro e o que posso dizer é que dá gosto de ver tanta gente que ama ler em um único lugar, é maravilhoso. Mas já fui duas vezes à ienal, meu foco agora é ir há Flip, pena que é bem mais custo (rs). 

17. Você já teve vontade de escrever algum romance?Livro?
 Sim, sou uma aspirante a escritora, porém minhas narrativas nunca vão a diante, acho que ainda não encontrei minha história. Quem sabe um dia.



2 comentários:

  1. Como falei antes, adorei a ideia das entrevistas dos blogs. Quanto a escrever livros, tenho uma dica de leitura para a Ju (e para quem mais quiser escrever um livro): leia PALAVRA POR PALAVRA da Anne Lamott. É o melhor livro de dicas para escritores que já li na vida. Anne passa seus ensinamentos através da própria experiência, o livro é simplesmente fantástico.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz! Estou louca para comprar esse livro, e toda vez que faço novas compra esqueço de incluir esse livro #TôBoaComigoNão vou anotar aqui no celular para não esquecer!! kkkkkkk

      Excluir


© BOLG DA MARY - 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARY DESGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo